Os vereadores de João Monlevade aprovaram em turno único na reunião dessa quarta-feira (10) da Câmara Municipal três projetos de lei. O primeiro, de autoria de Doró da Saúde (Avante), denomina de “Maria Salgado” o trecho perpendicular à Avenida Armando Fajardo ao lado do número 1.226, no bairro Loanda. Maria Salgado viveu até os 87 anos no bairro. Conforme o vereador, ela era reconhecida por sua presença constante na vida dos necessitados ao seu redor.

UBS Carneirinhos

O segundo projeto, proposto por Belmar Diniz (PT), Fernando Linhares (Podemos) e Doró da Saúde (Avante), nomeia o setor de odontologia da UBS Carneirinhos como Antônio Guedes Beserra Neto. “Neto” prestou concurso público municipal para o cargo de dentista em 1989, e exerceu a função até 2020. Ele foi membro do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público de João Monlevade (Sintramon) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS). O dentista ainda exerceu o cargo de coordenador da Vigilância em Saúde (Visa), onde realizou a primeira campanha contra a dengue.

Na primeira gestão do prefeito Laércio Ribeiro (PT, 1997-2000), foi secretário de Saúde e neste período participou da criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (Cismepi). Foi idealizador e inaugurou o Centro de Referência de Saúde Bucal (Crersb). Neto foi homenageado pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Honorário em 2015. Ele faleceu em 2020, vítima de Covid-19, deixando a esposa e 3 filhos.

CSU – Centro Social Urbano

O terceiro projeto aprovado, proposto por Revetrie Teixeira (MDB), nomeia o Centro Social Urbano (CSU), no bairro Loanda, como “Enedina Araújo Quaresma”. Ela era moradora do bairro Vera Cruz, onde residiu por 42 anos. Conforme Revetrie, Enedina era reconhecida por seu trabalho como costureira e fotógrafa na igreja local, como membra da Pastoral da Comunicação (Pascom). Por morar perto do Centro Social Urbano, e por freqüentar o local desde quando os filhos eram pequenos, era conhecida e admirada por todos os funcionários do posto.

Divulgação – CMJM.