João Monlevade vai celebrar parceria com o Ministério das Cidades, do Governo Federal, para implantar o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). O município está entre os 20 no país e é um dos dois únicos de Minas Gerais contemplados. Dessa forma, o trabalho tem relevância e será em conjunto com a Defesa Civil Municipal. A proposta também tem parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e consiste em realizar estudos, análises e avaliações de riscos para a implantação de iniciativas que previnam incidentes ocasionados em período chuvosos.

Em reunião na sede da Prefeitura, nesta semana, o coordenador do projeto do Ministério das Cidades, o geólogo Eduardo Marques, falou da parceria e iniciativa. Ele destacou que um dos motivos do projeto chegar a João Monlevade é a a implantação do Comitê de Operações de Emergência (COE).

Para o prefeito Laércio Ribeiro (PT), o trabalho será de extrema importância para o município. “Sem dúvida, trabalharmos a prevenção em relação aos problemas das chuvas é de suma importância. Vamos priorizar essa parceria e esse projeto. Contem conosco para que tudo ocorra da melhor forma possível. Agradeço a presença e o empenho de todos para o desenvolvimento dessa iniciativa”, afirmou o prefeito.

Já o assessor de Governo, Gentil Bicalho, salientou a importância da parceria e de João Monlevade ser umas das poucas cidades do Brasil a contar com o projeto. Ele também citou a relevância das ações do COE nos últimos meses. “Primeiramente, gostaria de enaltecer a importância do trabalho do comitê, que é bem realizado em virtude da união de nossas secretarias, dos nossos parceiros e pelas respostas rápidas que têm dado. Sobre o projeto PMRR, posso dizer que mais uma vez saímos na frente. Prevenção é muito importante com atitudes e ações”, destacou. Durante o encontro, também foram apresentados os equipamentos adquiridos recentemente pela Prefeitura para o trabalho da Defesa Civil Municipal.

Presenças

O evento contou com a participação do secretário municipal de Administração, Gilberto Barcelos, da controladora interna do município, Angélica Drumond, do diretor do Departamento de Águas e Esgotos (DAE), José Afonso Martins, do coordenador da Defesa Civil, Edemir Alves, da secretária municipal de Assistência Social, Marinete Morais, do secretário municipal de Fazenda, Adilson Arlindo, da coordenadora da Vigilância em Saúde (Visa), Viviane Ambrósio, do coordenador do COE JM e servidor da Assessoria de Governo, José Gomes Araújo, de representantes das secretarias municipais de Obras, Serviços Urbanos, Saúde e de Meio Ambiente, da Fundação Municipal Crê-Ser, da Procuradoria Jurídica, do Ministério das Cidades, da Secretaria Nacional das Periferias e da Universidade Federal de Viçosa (UFV), do Corpo de Bombeiros Militar, da Brigada Florestal Voluntária e de servidores municipais.