A Vale anunciou nesta semana que a circulação do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) será suspensa em determinados trechos entre os dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro. A medida impacta cidades da região.

Dessa forma, no período, não haverá embarque ou desembarque nas estações de Belo Horizonte, Barão de Cocais (Estação Dois Irmãos), Rio Piracicaba e João Monlevade. O trem vai circular, nos dois sentidos, somente entre Nova Era e a Estação Pedro Nolasco, em Cariacica, na região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. Os horários de embarque e desembarque, assim como a circulação entre Itabira e Nova Era, serão mantidos.

 

A previsão é que a circulação retorne ao trajeto completo e normal a partir do dia 4 de fevereiro. A interrupção, conforme a empresa, é necessária para a realização de manutenção preventiva na linha férrea. Para mais informações sobre bilhetes ou itinerários, os passageiros podem entrar em contato com o Alô Vale pelo número 0800 285 7000.

A medida impacta justamente o fim do período de férias e o verão, quando muitos mineiros procuram as praias capixabas. Cerca de 700 mil pessoas viajam no trem por ano. Cada carro executivo da EFVM tem capacidade para transportar 57 passageiros. Já nos econômicos, há 75 lugares. Em ambas as classes, os carros são climatizados e contam com tomadas elétricas individuais nas poltronas para possibilitar o carregamento de equipamentos eletrônicos, como notebooks e telefones celulares.

O trajeto de 664 km, entre BH e Cariacica é percorrido em 13 horas, e é o único no Brasil  com viagem de passageiros diárias. Entre os dois Estados, o trem cruza 30 paradas pela Estrada de Ferro Vitória a Minas. Ao todo, são 21 estações em Minas Gerais e outras 9 no Espírito Santo, onde os passageiros podem embarcar ou desembarcar.