A associação Solidariarte promove na próxima sexta-feira (9) em João Monlevade o lançamento do documentário “A Arte que Transforma”. A primeira exibição, aberta para toda a comunidade, está programada para as 19 horas, no Centro de Economia Popular e Solidária, no bairro José Elói.

Segundo a associação, “o documentário costura depoimentos emocionantes das pessoas que foram agentes diretas da história e membros da comunidade, com imagens de arquivo e registros das atividades desenvolvidas pela associação. A produção vai resgatar a trajetória da entidade desde sua fundação, destacando seu papel na transformação social por meio da arte”.

A Solidariarte é muito conhecida pela Feira da Economia Popular e Solidária, realizada primeiro na praça Sete de Setembro, depois na rua Lila Bicalho e agora num espaço na rua do Andrade. A feira promove o comércio de alimentos, utensílios, brinquedos e artesanato de produtores locais e regionais, além de ser um círculo para difusão da cultura, com a presença de artistas locais.

Fundada em 2001, a associação une arte, educação e geração de renda, promovendo oficinas, feiras e projetos que fortalecem a economia solidária. Seu trabalho já impactou centenas de moradores, tornando- se referência em cultura e transformação social. A Feira da Economia Popular e Solidária está sediada na rua do Andrade, 154, José Elói. A Solidariarte tem o apoio da Fundação Casa de Cultura da Prefeitura de João Monlevade e do Plano Nacional Aldir Blanc do Ministério da Cultura – Governo Federal.