O Sindmon-Metal empossou a nova diretoria em solenidade na noite de sexta-feira (3). O grupo, eleito durante processo eleitoral nos dias 6 e 7 de março, assume o comando da entidade até 2028.

Durante seu discurso, o novo presidente, Flávio Cordeiro de Paiva, agradeceu o apoio recebido de sua família desde quando ingressou no sindicalismo. “O movimento sindical se enfraqueceu nos últimos anos, mas a nossa missão aqui é justamente reestruturar esta casa e reconstruir o movimento”, enfatizou.

Presente, o prefeito Laércio Ribeiro (PT) discursou. Ele destacou a importante atuação do Sindicato dos Metalúrgicos na história da cidade. “Além de defender a classe metalúrgica, o sindicato tem o viés de trabalhar pela população monlevadense”, afirmou Laércio, enfatizando a importância de fortalecer e expandir as parcerias entre o município e a entidade.

Já o presidente da Câmara, vereador  Fernando Linhares (Podemos), frisou a relevância das conquistas do Sindmon-Metal  e da classe metalúrgica. Ele também manifestou a disponibilidade de construção de parcerias entre o sindicato e o legislativo. Quanto ao presidente do sindicato empossado, ele mencionou que é alguém digno de confiança. “O Flávio é um jovem audacioso, corajoso e competente”, disse.

Presidente do Sindicato, Flávio Cordeiro, ladeado pelo prefeito Laércio e pelo presidente da Câmara, Fernando Linhares. Divulgação

Emoção

Em discurso emocionado, Otacílio das Neves Coelho, que esteve à frente do Sindmon-Metal desde 2014, lembrou de algumas lutas e vitórias ao longo dos dez anos em que presidiu a entidade. Ele frisou ainda o  processo de renovação, iniciado em 2020 com a entrada de número significativo de jovens na diretoria.

Por fim, Angela Patrícia Cota, primeira mulher a compor a diretoria do Sindmon-Metal em 73 anos de história, agradeceu a oportunidade. Ela relembrou sua trajetória profissional e afirmou estar disposta a trabalhar pelos companheiros metalúrgicos.

Novos diretores empossados

Presenças

Secretários municipais também marcaram presença, como Gilberto Barcelos (chefe de Gabinete interino); Ermelino Martis (Obras) e Adinei Freitas, (chefe de divisão). Além do presidente da Câmara, o vereador Belmar Diniz (PT), filho do ex-presidente do sindicato, ex-prefeito e ex-vereador, Leonardo Diniz, também participou.

Também estiveram presentes, o advogado do sindicato, José Caldeira Brant Neto, o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em João Monlevade, Antônio Batista Contrapino, o presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos de Minas Gerais Marco Antônio de Jesus; o presidente do Metasita, Marcos Vinicius; a vice-presidente do Sintramon Isaura Bicalho,  e o represente do Lions Clube Sobral, Hamilton Henrique Siqueira.