João Monlevade vai receber, na próxima terça-feira (29),  o Seminário Fruticultura, promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). O evento faz parte do Circuito Frutificaminas 2024, uma iniciativa que visa fortalecer a fruticultura no estado.

Conforme a Emater,  o circuito promove palestras técnicas com especialistas na área de fruticultura, em diferentes polos de produção do estado. O objetivo é a atualização e capacitação de agricultores, estudantes e profissionais do setor, em busca de atualização e capacitação.

O seminário em João Monlevade será uma oportunidade para os participantes aprenderem com especialistas renomados, que abordarão temas técnicos relevantes e inovações na área. A fruticultura é considerada um setor vital para a economia mineira. Segundo a Emater, o estado é o quarto maior produtor de frutas do Brasil. São aproximadamente 140 mil hectares plantados, com uma produção anual de três milhões de toneladas de frutas.

“Fazemos estes eventos para mostrar a potencialidade que a fruticultura tem, como geração de renda e emprego nas regiões. É uma atividade com rentabilidade atrativa para o produtor rural, porém requer o uso de tecnologia. Temos área, boas condições climáticas e disponibilidade de água. Então há condições de avançar com esta atividade no estado”, comenta o coordenador técnico de Fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio, que estará em Monlevade.

Programação

Estão confirmadas as palestras: “Fruticulturas – Potencialidades e Desafios: Diversificação na produção em João Monlevade e Região, com o coordenador técnico estadual de fruticultura da Emater MG, Denny Sababio; “Biofertilizantes e Caldas Alternativas na Fruticultura”, com o coordenador técnico estadual de agroecologia da Emater-MG, Fernando Tinoco e “Processamento Artesanal e Produção de Frutas Associada ao Turismo Rural”, com a coordenadora técnica regional de Bem – Estar Social da Emater.

Realização

A iniciativa é da Emater, Prefeitura de João Monlevade e Governo de Minas, com apoio da Associação Comercial Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon).  Para inscrições, os interessados podem entrar em contato com a Emater-MG ou acessar questionário pelo link.