Em solenidade realizada na segunda-feira (31), São Gonçalo do Rio Abaixo celebrou a inauguração do Edifício Joaquim Gabriel Ferreira, um marco no fortalecimento da saúde pública municipal. O prédio, que homenageia o histórico farmacêutico e ex-prefeito Joaquim Gabriel Ferreira (1926-2014), conhecido como Guaraína, abrigará as Farmácias Municipais Básica e Especializada, além do Almoxarifado da Secretaria de Saúde, modernizando o atendimento à população.

O prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, o Nozinho (PDT) enfatizou os avanços trazidos pelo novo espaço: “Com estrutura moderna, garantimos eficiência no atendimento e acesso a medicamentos essenciais”, afirmou o chefe do Executivo.

O prefeito Nozinho destacou a iniciativa e a importância

A secretária de Saúde, Nélia Maria Tonelli Carvalho, acrescentou que o local centralizará serviços, centralizando o atendimento à população.  Já o vice-prefeito, Leandro Amora de Castro (PSB) ressaltou o empenho, não somente das secretarias de Saúde e Obras, mas também de toda a gestão municipal em oferecer o melhor aos usuários.

Vice-prefeito Leandro Amora durante seu discurso

A solenidade ainda reuniu autoridades e representantes da comunidade. Estiveram presentes:  Padre Francisco, pároco local; o vereador e presidente da Câmara Municipal Marlon Túlio Pessoa Costa (Avante) e demais vereadores, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e familiares de Guaraína, além de moradores.

 

O prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho) enfatizou os avanços trazidos pelo novo espaço: “Com estrutura moderna, garantimos eficiência no atendimento e acesso a medicamentos essenciais”. A secretária de Saúde, Nélia Maria Tonelli Carvalho, acrescentou que o local centralizará serviços, centralizando o atendimento à população.  Já o vice-prefeito, Leandro Amora de Castro ressaltou o empenho, não somente das secretarias de Saúde e Obras, mas também de toda a gestão municipal em oferecer o melhor aos usuários.

Legado

Familiares de Guaraína e autoridades durante o evento

A cerimônia destacou a trajetória de Guaraína, figura emblemática da cidade. Natural de Cláudio (MG), ele chegou a São Gonçalo em 1957, onde fundou sua farmácia e dedicou-se à saúde pública, inclusive como prefeito (1977-1983) e vice-prefeito (2000-2004). “Esta homenagem perpetua seu exemplo de humildade e serviço ao próximo”, afirmou Rosilene Ferreira, filha do homenageado, durante o evento.

Conformne a Prefeitura, a lei que batiza o edifício (nº 2.277/2023) foi sancionada em agosto de 2023 após proposta do Executivo.  Após discursos, foi descerrada a placa inaugural com as presenças do prefeito Nozinho, vice-prefeito Leandro Amora, demais autoridades presentes e filhos do homenageado.