Em cerimônia solene na noite de sexta-feira (27), a Câmara Municipal de Rio Piracicaba homenageou 18 personalidades de diversas áreas. O evento, na sede da Associação dos Aposentados, contou com a presença de autoridades locais e convidados.
Conforme o Legislativo, nove pessoas receberam o título de Cidadania Honorária e outras nove personalidades foram agraciadas com a Medalha de Mérito Legislativo “José Couto de Almeida”. O prefeito Augusto Henrique (Cidadania), o subcomandante da 17ª Companhia de Polícia Militar Independente, capitão Elias de Oliveira Rocha, o delegado de Polícia Civil, Alberto Gomes Vieira, e o presidente da Câmara, vereador Sebastião Rômulo Linhares (PSDB), compuseram a mesa de honra, junto aos demais parlamentares do Legislativo.
De acordo com o Legislativo, em nota, “o evento, marcado por momentos de emoção e reconhecimento, reforçou o compromisso da Câmara de Rio Piracicaba em valorizar aqueles que contribuem para o desenvolvimento e bem-estar da cidade”.
Devido ao período eleitoral, os discursos das autoridades foram suspensos. Dessa forma, a fisioterapeuta Ana Letícia de Sousa Duarte, que recebeu a Medalha de Mérito Legislativo, representou todos homenageados. “É uma alegria imensa compartilhar este momento com todos vocês, que, assim como eu, dedicaram suas vidas a fazer a diferença em nossa querida cidade”, declarou Ana Letícia.
Medalha de Mérito Legislativo “José Couto de Almeida”
Anualmente, pessoas físicas ou jurídicas que se destacam pelos relevantes serviços prestados ao município, são indicadas a receber a Medalha de Mérito Legislativo, uma das maiores honrarias da cidade. De acordo com o Legislativo, o nome homenageia José Couto de Almeida, o “Zé Couto”. Ele chegou a Rio Piracicaba na década de 1930 e exerceu papel fundamental na área da saúde local.
Confira os homenageados deste ano:
- Ana Letícia de Sousa Duarte (Saúde) – indicada pelo vereador Sebastião Rômulo Linhares;
- Apac de Rio Piracicaba (Segurança Pública) – indicada pelo vereador Leon Fátima de Almeida;
- Daiana Mendes Pinto Coelho (Meio Ambiente) – indicada pelo vereador Antônio de Pádua Guedes;
- Ederson Geraldo Silva Marinho (Esporte) – indicado pelo vereador Juliano Mafra Gonçalves;
- Gláucia Lúcia Gonçalves de Oliveira (Assistência Social) – indicada pelo vereador Eraldo Pedro da Silva;
- Júlio César Gomes (Direitos Humanos) – indicado pelo vereador Reginaldo Wanderson Catarino Azevedo;
- Lídia Maria das Dores Silva (Cultura) – indicada pelo vereador Anderson da Silva Tavares;
- Marco Túlio dos Santos Cardoso (Comunicação) – indicado pelo vereador Antônio Augusto Bueno Mafra;
- Robinson Deusdedit (Educação) – indicado pela vereadora Dirlene Aparecida Tomaz.
Cidadania Honorária
O professor Nivaldo Inácio de Oliveira, natural de João Monlevade, foi um dos agraciados com o título de cidadão honorário de Rio Piracicaba. Ele recebeu a honraria em reconhecimento aos seus anos de contribuição à educação e ao voluntariado na cidade. A indicação é do vereador Antônio de Pádua Guedes. Além de Nivaldo, outros nomes de destaque também foram honrados com a cidadania honorária:
- Geraldo Lúcio da Silva (Saúde) – indicado pelo vereador Sebastião Rômulo Linhares;
- Gismard Euzébio Gomide Guimarães (Social) – indicado pelo vereador Antônio Augusto Mafra Bueno;
- Iramar Darlon Magalhães Brum (Desenvolvimento Econômico) – indicado pelo vereador Reginaldo Wanderson Catarino Azevedo;
- Tenente Lucas Geraldo de Almeida Duarte (Segurança Pública) – indicado pelo vereador Leon Fátima de Almeida;
- Luiz Augusto Moysés de Magalhães – indicado pela vereadora Dirlene Aparecida Tomaz;