A Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo recebeu, nesta segunda-feira (21), a Associação Bem Viver da Terceira Idade (Abeviti) para a palestra “Como não cair em Golpes”. Confoerme a Câmara, a atividade foi realizada pelo Procon SGRA, com objetivo de orientar as pessoas idosas como identificar possíveis fraudes e como devem agir caso tenham sido vítima ou estejam diante de uma tentativa de golpe.
A advogada Sonia Araújo, responsável pelo Procon de São Gonçalo do Rio Abaixo, apresentou as estratégias, comportamentos suspeitos e as manobras mais comuns atualmente, como falsas ligações de bancos, pedidos de Pix, o falso empréstimo consignado, boletos falsos, a lista telefônica e compras aprovadas em grandes lojas. “Se não foi você que iniciou a ligação ou o contato, desconfie! Desligue o telefone e encerre a conversa imediatamente”, afirma.
Entre os assuntos abordados, a advogada apontou as cobranças indevidas nos benefícios previdenciários, como uma das mais comuns. E sugere que todos fiquem atentos ao extrato previdenciário e consultem se há cobranças irregulares nos benefícios. A consulta deve ser feita pelo portal “Meu INSS”. Se houver, por exemplo, descontos de sindicatos não autorizados, observar quando começou a cobrança, tirar um extrato desses descontos e solicitar a retirada da folha. O Procon SGRA pode orientar como proceder nesses casos. A atividade da Câmara, faz parte das ações em homenagem ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 01 de outubro.
Procon SGRA faz alerta: fique atento!
O serviço da Câmara, que oferta todo apoio ao consumidor, ainda lembra que, para evitar golpes, é preciso que o cidadão redobre a atenção com ligações de bancos e correspondentes bancários. Além disso, se possível, o aposentado só deve contratar crédito de forma presencial. “Os consumidores devem evitar acessar links recebidos por mensagens de e-mail, SMS e WhatsApp e não devem enviar selfies e fotos de documentos pessoais”, informa o Procon.