A Prefeitura de João Monlevade recolheu seis caminhões de entulho durante o mutirão da dengue realizado na manhã do último sábado (16), nas comunidades de Santa Cruz e Amazonas. “A atividade foi realizada pelas secretarias de Saúde, de Obras, de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos, com apoio de grupos voluntários que integram o Comitê de Operações Emergenciais de João Monlevade (COE Geral)”, informa a administração.

A ação foi coordenada pela Vigilância em Saúde do município (Visa) com a participação de cerca de 45 servidores municipais e voluntários. Além do recolhimento de entulho, foram dadas orientações para combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Conforme a Visa, 145 imóveis da região foram visitados, encontrando dez focos de dengue.

Esse foi o quarto mutirão de combate à dengue desde o início do ano. Além de Amazonas e Santa Cruz, ações semelhantes foram realizadas pela Prefeitura nos bairros Sion, Teresópolis e Rosário nos meses de janeiro, fevereiro e março.

A supervisora de endemias da Visa, Renata Santos, considerou a ação um sucesso. “O resultado foi muito bom em virtude de tudo o que foi programado. Seguimos contando com a população para evitar ambientes favoráveis à proliferação de mosquitos transmissores de arboviroses. Vale ressaltar que cada um deve fazer a sua parte, pois essa luta é de todos nós”, concluiu.

Dengue

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. A doença é caracterizada por febre alta de início rápido, dor de cabeça, dor no corpo e articulações, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo. 

A dengue pode variar de casos assintomáticos a quadros graves, inclusive óbitos. A maioria dos doentes se recupera, mas parte deles podem progredir para formas graves. 

Se tiver sintomas de dengue, deve: 

  • Procurar um serviço de saúde 
  • Beber muita água para evitar a desidratação 
  • Evitar o uso de medicamentos por conta própria, como ácido acetilsalicílico (aspirina) ou antibióticos 
A transmissão da dengue ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do homem, que é o período de viremia. Este período começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença.