A Prefeitura de João Monlevade enviou à Câmara Municipal um projeto de lei para autorizar a desafetação de um terreno para o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). A proposta de lei começou a tramitar nesta quarta-feira (18), e os vereadores devem analisá-la nas próximas semanas, primeiro nas comissões e depois no plenário.
O espaço a ser cedido tem 25.103,77 metros quadrados (m²), e fica no parque do Areão. A Notícia apurou que o local é o platô onde antes eram realizados shows e eventos. O prédio vai integrar o projeto do Parque Ecológico que está sendo montado pela administração municipal.
O projeto ainda prevê a cessão de 4.813,78m² para o acesso ao novo prédio. Para embasar o pedido, a proposta de lei cita um Levantamento Planimétrico e Desdobro aprovados na última terça-feira (17).

Instituto Federal

Na mensagem enviada ao Legislativo, a administração municipal relembra que João Monlevade foi uma entre as oito cidades mineiras e cem brasileiras a ser contemplada com uma nova unidade de um instituto federal. O IFMG em Monlevade atenderá 1400 alunos e foi anunciado pelo presidente Lula (PT) em fevereiro deste ano.
A vinda dele para Monlevade é fruto de colaboração entre a secretária Nacional de Finanças do partido, Gleide Andrade, a ex-secretária estadual de Educação de Minas Gerais e então deputada estadual, Macaé Evaristo (PT), e o prefeito Laércio Ribeiro (PT).
O Diário Oficial da União (DOU) trouxe em 23 de agosto a confirmação de que João Monlevade receberia uma unidade do IFMG. A vinda da casa de estudos faz parte da reedição do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
A Prefeitura aponta que a instalação do IFMG em João Monlevade será uma oportunidade para os estudantes da cidade. Atualmente, o município conta com unidades da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e da Faculdade Doctum. Ainda segundo a mensagem do projeto, o Executivo avaliou outros terrenos pela cidade para instalar o IFMG.
O Instituto Federal de Minas Gerais é uma instituição de ensino que oferece cursos de nível técnico e superior, voltado principalmente à formação tecnológica. Em todo o estado, são 18 unidades. Minas Gerais ainda possui outros dois institutos federais, voltados para o sul e o norte do estado.