A Prefeitura de Itabira lançou, na quarta-feira (4), o programa “Itabira Segura e Conectada”. A proposta, conforme a administração, tem como foco fortalecer a área de segurança pública do município. O programa oferece fiscalização 24h de diversos pontos da cidade por meio de câmeras e uma central de videomonitoramento.

Conforme a administração, a implantação será em três fases. Na primeira, há a instalação de 134 câmeras em todos os bairros e distritos. “Serão também 50 pontos de acesso gratuito à internet wi-fi em praças, paradas de ônibus e outras áreas de integração social, e dez totens de emergência com acionamento por botão”, informa o governo municipal.
O Itabira Segura e Conectada nasce a partir do conceito de cidades inteligentes.

O programa utiliza tecnologia semelhante as que são adotadas em outros municípios brasileiros, especialmente em Aparecida de Goiânia (GO), considerada referência nesse tipo de tecnologia no país. O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) e o secretário municipal de Administração, Gabriel Quintão, conheceram a iniciativa em outubro de 2022.

Coordenador da implantação do programa em Itabira, Quintão relembrou a visita: “Era uma das cidades mais violentas do estado e que reduziu significativamente os índices de criminalidade. E ali a gente viu algo que poderia ser reproduzido em Itabira. Hoje, depois de muito trabalho, a gente pode celebrar o início deste programa construído a várias mãos”.

A terceira e última fase, cujo prazo de entrega será daqui a quatro ou cinco meses, diz respeito à central de monitoramento das unidades de educação e saúde. Seu foco será em escolas e UBSs (unidades básicas de saúde). Ao todo, o programa custará mais de R$ 15 milhões.

Prefeito destaca ações

O prefeito Marco Antônio Lage destacou outras ações executadas pela atual gestão da Prefeitura de Itabira para apoiar às forças de segurança e o empenho do município em contribuir com a queda dos índices de criminalidade e maior sensação de segurança à população. “Estudamos as melhores tecnologias, buscamos os melhores equipamentos e as pessoas que mais entendem do assunto. Desde o início, já aumentamos os repasses para as polícias, contribuímos, por exemplo, com a digitalização da rede de rádio da PM. Agora, é mais um passo, um grande passo, que é entregar para Itabira o que há de mais moderno em vigilância e monitoramento. É bom para o cidadão que se sente mais seguro; para o empresário que terá a proteção da sua loja ou de qualquer outro negócio; para a polícia, na hora de investigar ou de dar a resposta; e para a cidade como um todo, que será um ambiente mais atrativo para qualquer investidor”, destacou o prefeito.

Presenças

A cerimônia de lançamento do Programa Itabira Segura e Conectada foi acompanhada por representantes das forças de segurança pública. Tanto o delegado Paulo Campos, da Polícia Civil, quanto o major Rodrigo Ferreira, da Polícia Militar, elogiaram a iniciativa e a contribuição da Prefeitura de Itabira para atuação das corporações.
Também participaram do evento o vice-prefeito Marco Antônio Gomes, os vereadores Bernardo Rosa, Reinaldo Lacerda, Carlos Henrique e Carlinhos Sacolão, além dos secretários Vinícius Rocha (Desenvolvimento Econômico), Elaine Mendes (Obras) e Paola Soares (assessora para a Segurança Pública).