A Prefeitura e a Polícia Ambiental identificaram e multaram pelo menos três incendiários em João Monlevade. Outros dois estão sendo procurados e podem receber as autuações.

Conforme apurado, a primeira autuação foi por uma queimada na área verde do bairro José de Alencar. O infrator foi identificado pela câmera do bairro, através do Programa Cidade Mais Segura. A multa aplicada foi de R$3.695,79.

 

 

 


Em outra queimada de pastagem, no final da avenida Castelo Branco, no República, o autor foi identificado através de registro de denúncia e placa do veículo. Ele recebeu autuação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da PM Ambiental. A multa aplicada foi de cerca de R$6.700. Conforme vídeos, o incêndio atingiu uma grande área.
Um outro incendiário foi identificado e multado por colocar fogo em pastagem no loteamento Campo Alegre, próximo ao bairro Cidade Nova. Foi necessária intervenção da Brigada Voluntária de Incêndios e dos Bombeiros Militares para controlar as chamas.

Areão

A PM Ambiental e a Prefeitura ainda procuram por um autor que provocou um incêndio no Parque do Areão. O fogo consumiu grande área do parque, nas proximidades do mirante, no bairro Lucília, que tem reunido famílias e pessoas da comunidade em geral.
No dia 15 de junho, imagens de segurança registraram o possível autor colocando fogo em dois pontos e ajudam nos trabalhos da Polícia Ambiental e Secretaria de Meio Ambiente para localizá-lo.

Denúncias

A população pode denunciar focos de incêndios pelo Whatsapp da Secretaria de Meio Ambiente de João Monlevade: 3852-3151 ou pelo 181. Conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 1905/98), está prevista multa, a detenção de um a quatro anos, em caso de dolo, e de no mínimo seis meses, em caso de incêndio culposo, sem a intenção de provocar o fogo.