A Prefeitura de João Monlevade, por meio do Programa Orçamento Participativo Escolar (OPE), distribuiu R$470 mil para investimentos em melhorias em 18 unidades da rede municipal de ensino. Os recursos foram aplicados para atender às necessidades específicas de cada escola, incluindo reformas, aquisição de materiais pedagógicos, equipamentos e melhorias na infraestrutura.
No Cemei Casulo, foram instaladas 12 prateleiras em madeira e aço, além de toldos de policarbonato. Já o Cemei Sion revitalizou sua área externa com um pergolado, piso, passeio sensorial e canteiros para horta, além de adquirir brinquedos, jogos pedagógicos e mobiliário. O Cemei Irmã Dulce realizou pintura da fachada, grades e muros, melhorou a lavanderia e adquiriu um carrinho de aço inox para a cozinha. O Cemei Padre Henriques reforçou a segurança com 31 câmeras, adquiriu brinquedos pedagógicos e instalou telas de proteção nas portas.
O Cemei Luz aos Pequeninos Nova Monlevade instalou bebedouro, caixas de som amplificadas e reformou a cerca. O Cemei Luz aos Pequeninos Loanda investiu em tecnologia e conforto, adquirindo notebooks, câmeras de segurança, divisórias e livros. No Cemei Maria Vitória, foram colocadas grades de proteção nas janelas. O Cemei Louis Ensch refez a rede de esgoto sob o parquinho e reformou o muro. No Cemei Imaculada Conceição, foram construídos uma casa na árvore, uma cobertura metálica e balanços de madeira.
Já o Centro Educacional adquiriu kits de robótica e cortinas corta-luz, promovendo inovação pedagógica. A Cônego José Higino de Freitas instalou 49 painéis de cortinas blackout. A escola Germim Loureiro reformou totalmente o banheiro masculino e a Cicinha Moura Simon revitalizou sua biblioteca com móveis planejados, livros e fantoches, além de adquirir bebedouro e ventiladores. A escola Eugênia Scharlé recebeu novos toldos, bancos para o refeitório e melhorias no parquinho. A Emip renovou o mobiliário, pintou as salas de informática e adquiriu cortinas. Outras unidades, como a Monteiro Lobato e a do Promorar, foram contempladas com equipamentos esportivos, revitalização de áreas externas e itens de lazer, como mesas de pingue-pongue e pebolim.
Participação democrática no OPE
A secretária de Educação, Alda Fernandes, destacou que o OPE reforça a gestão democrática ao permitir que estudantes e profissionais da educação escolham os projetos prioritários para suas escolas. “O protagonismo dos estudantes foi fortalecido, assegurando ações democráticas e conscientes, com benefícios materiais e imateriais para a comunidade escolar. O OPE é essencial para a garantia de uma atmosfera cidadã e produz resultados eficazes, tanto materiais quanto imateriais, uma vez que aborda o respeito, a objetividade e a relevância da proposta.”, afirmou.
O prefeito Dr. Laércio Ribeiro reforçou o compromisso com a educação. “Estamos criando escolas mais equipadas e acolhedoras para o desenvolvimento de nossas crianças e jovens.” Já o vice-prefeito Fabrício Lopes destacou a personalização dos investimentos para atender às demandas específicas de cada comunidade escolar. “Com o OPE, as escolas conseguem personalizar os investimentos e atender às suas demandas específicas. Isso é fundamental para construirmos uma educação de qualidade e alinhada às necessidades de cada comunidade escolar”, reforçou.
Em 2023, o OPE destinou R$419 mil a projetos educacionais, consolidando-se como um marco na história da educação de João Monlevade.