Um princípio de incêndio atingiu na manhã deste sábado (9) um prédio no bairro Rosário, em João Monlevade. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, o fogo atingiu o hall de entrada da edificação, onde funciona um escritório de advocacia. Um dos associados permitiu que os militares entrassem à força e combatessem as chamas. O princípio de incêndio gerou muita fumaça, mas não deixou vítimas nem danos estruturais. Por segurança, o prédio foi evacuado.

Os bombeiros também realizaram uma varredura para garantir que todo o edifício estivessem seguro, e que o fogo houvesse atingido apenas o andar térreo. Os militares liberaram o acesso ao prédio, mas alertaram que ainda havia fumaça e pediram que fosse mantida a ventilação. As causas do princípio de incêndio ainda serão esclarecidas.

 

Equipe do Corpo de Bombeiros Militar que atuou no combate às chamas – Divulgação – CBMMG

O Corpo de Bombeiros

Fundado em 1911, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) é a principal instituição responsável pelo combate a incêndios de todo tipo no estado. A organização também é preparada para lidar com outros tipos de desastres, como acidentes de trânsito, quedas de altura, emergências médicas, buscas por desaparecidos, acidentes domésticos, resgates de animais, soterramentos, entre muitas outras ocorrências. Os bombeiros mineiros foram essenciais para salvar as vidas dos sobreviventes dos rompimentos das barragens de Mariana, em 5 de novembro de 2015, e de Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019, consagrando-se como heróis no imaginário popular.

Em João Monlevade, o Corpo de Bombeiros Militar inaugurou sua sede, um posto avançado, em 29 de abril de 2024, no aniversário de 60 anos de emancipação do município. Desde então, o seu comandante é o tenente Anderson Ferreira, que acumulou o comando do posto avançado de São Gonçalo do Rio Abaixo, aberto em junho de 2022. O Médio Piracicaba também conta com o pelotão de Itabira do Corpo de Bombeiros Militar.