O Partido Liberal (PL) anunciou nesta terça-feira (6), uma mudança para as eleições deste ano. Rute Coelho, anunciada como pré-candidata a vice, na chapa de Luiz Carlos Freitas na convenção de domingo (4), não poderá ir para a disputa e foi substituída pelo empresário e ex-vereador José Arcênio de Magalhães, o Zezinho Despachante.
Conforme explicado pelo próprio Luiz Carlos, Rute não fez a desincompatibilização do seu cargo de assessora parlamentar na Assembléia Legislativa de Minas Gerais dentro do prazo exigido pela legislação eleitoral. Dessa forma, ela ficaria impedida de concorrer a qualquer cargo nas eleições de 6 de outubro. O partido seguiu uma nota técnica, assinada pelo advogado Sérgio Henrique Cabral Sant’Anna, que orientou a substituição.
Dessa forma, o partido definiu o nome de Zezinho Despachante, também filiado à legenda, como o pré-candidato a vice-prefeito. Ruth participou da coletiva que oficializou a mudança. Ela imaginava que o prazo fosse de 60 dias, mas a Estadual avisou que deveriam ser 90 dias antes do pleito. Rute agradeceu o convite do PL, desejou sucesso à nova chapa e reafirmou seu apoio à candidatura de Luiz Carlos e Zezinho Despachante. Luiz Carlos relembrou o intento de trazer o ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado estadual Nikolas Ferreira (PL-MG) para visitas à cidade durante a campanha.