Moradores do bairro Baú, em João Monlevade, entraram em contato neste sábado (29) com o A Notícia para denunciarem a presença de cães soltos na principal avenida do bairro. Os dois cachorros pit bull , raça considerada feroz e agressiva, caminhavam livremente pela avenida Brasília, que dá acesso ao cemitério e à Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Segundo a denúncia, os animais estiveram na última quinta-feira (27) numa praça do bairro repleta de crianças, e seus donos não apareceram. A vizinhança pede que os cães sejam recolhidos o quanto antes e tenham um destino adequado.

Relembre casos de ataques
Os ataques de cães ferozes assustaram o Médio Piracicaba nos últimos meses. No último dia 20, um pit bull atacou e feriu um idoso de 80 anos no bairro Vera Cruz, que precisou ser socorrido pelo Serviço Voluntário de Resgate (Sevor). Em dezembro, outro cachorro da mesma raça atacou um cidadão de 50 anos em São Domingos do Prata, e a vítima foi transferida a um hospital de Belo Horizonte em decorrência da gravidade dos ferimentos.
Mas o pior caso ocorreu no dia 12 de março de 2025, quando dois cães da raça rottweiler atacaram o menino Guilherme Gabriel Couto Silva, de 12 anos, no bairro Santa Marta, em Itabira. O garoto passava pela rua, quando os animais, que haviam escapado da residência por um buraco na cerca e atravessado um matagal, alcançaram o menino e o atacaram, chegando a arrastá-lo para uma área de mata. Vizinhos resgataram o garoto, que foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Pronto-Socorro Municipal. Os cachorros estavam tão agressivos que os policiais que atenderam ao chamado precisaram abatê-los. Guilherme foi transferido em estado grave a um hospital de Belo Horizonte, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no domingo seguinte ao ataque (16).