A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar saques, furtos e roubos a caminhões de carga que transitam pelas principais rodovias do Médio Piracicaba. O delegado regional de Polícia Civil da cidade, Bernardo de Barros Machado, confirmou o procedimento elucidativo durante a reunião dessa terça-feira (2) do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep). O objetivo é coibir a prática, que tem se tornado recorrente nas rodovias da região.
De acordo com o delegado, a PC apura vários crimes, como furto, roubo, associação criminosa, organização criminosa e dano qualificado. Práticas como o derramamento de óleo para que veículos tombem são consideradas como tentativas de homicídio. Também são investigados episódios em que caminhoneiros são assaltados por bandidos armados, até com seus veículos em movimento. Bernardo Machado reitera que qualquer furto ou saque de carregamentos é considerado crime e pode render cadeia, mesmo que os produtos estejam cobertos por seguro.

Saques na região

As estradas do Médio Piracicaba colecionam exemplos de saques a cargas de caminhões tombados, de vários produtos, mas principalmente carnes e bebidas alcoólicas. Em 13 de outubro do ano passado, mesmo com o caminhoneiro morto, um carregamento tóxico de formicidas e inseticidas foi furtado por “populares” depois que a carreta que o transportava tombou no quilômetro 162 da BR-262, em São Domingos do Prata.