A partir deste sábado (20), abre-se o período de convenções partidárias para as eleições de 2024. As agremiações podem convocar os filiados para sacramentar os seus candidatos próprios ou apoiados a prefeito, vice-prefeito e vereadores. A partir das convenções, as siglas podem registrar as suas chapas e listas. E, a partir daí, os selecionados transformam-se oficialmente em candidatos.
Durante os encontros, os partidos também definem quais os números de urna cada postulante a vereador usará durante a campanha. No entanto, muitos consideram a convenção uma mera formalidade, pois muitas agremiações escolhem seus postulantes em reuniões reservadas, não-oficiais.
Conforme o calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo para a convenção partidária vai até o dia 5 de agosto. As legendas devem registrar seus candidatos até o dia 15. A campanha eleitoral, com pedido explícito de votos aos eleitores, começa a partir do dia 16 de agosto e segue até o sábado 5 de outubro, véspera das eleições.