No domingo (7), a Igreja Nossa Senhora do Carmo, da Paróquia São Luís de Montfort em João Monlevade, se uniu com uma iniciativa inclusiva de apoio à causa autista. Durante a Santa Missa, que coincidiu com o Dia da Misericórdia celebrado pela Igreja Católica em todo o mundo, a igreja recebeu uma ação de conscientização.

A convite do pároco Padre Guilherme Brandão, a Associação de Pais e Amigos do Autista e Síndromes (ASPAAS), fez-se presente com a sua presidente Simone Barcelos, que ao final da celebração também nos dirigiu uma palavra sobre a relevância da conscientização em torno do autismo e outros transtornos e síndromes, que até recentemente eram largamente desconhecidos pela população brasileira.

Conforme a Paróquia, Simone, que também é mãe de um autista, elucidou sobre a criação da ASPAAS em 2017. Ela contou que a entidade nasceu visando fornecer às famílias de João Monlevade o suporte necessário para lidar com a situação. “Anteriormente, as famílias eram obrigadas as buscar auxílio em cidades vizinhas, como Ipatinga e Belo Horizonte”, relembra.

Misericórdia

Simone também destacou como a falta de informação sobre diversos distúrbios contribuía para a evasão escolar no passado. Como resposta, ela enfatizou a necessidade de educar a sociedade e garantir acolhimento, tanto para as pessoas diagnosticadas com transtornos, quanto para suas famílias.

“É crucial que a sociedade mude sua perspectiva, adotando uma atitude de misericórdia, pois cada autista tem seu próprio caminho de desenvolvimento. Como enfatizou “solicitamos misericórdia e acolhimento para nossos filhos, crianças, adolescentes e adultos. Temos exemplos de mães que só descobriram sua condição autista após o diagnóstico de seus filhos”, ressaltou Simone.

O padre Guilherme comentou que as portas da paróquia abrem-se para a associação, e convidou as pessoas que sejam solidárias com essa causa em consonância com o Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo, celebrado no dia 2 de abril.

Atendimento Aspas

A ASPAAS fica na rua do Andrade, em frente à quadra esportiva do Centro Educacional.   O grupo realiza encontros às terças-feiras a partir das 18h, contando com a participação de estudantes do 9° de psicologia da Doctum, realizando rodas de conversa para troca de experiências entre familiares e outras atividades. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (31) 98585-3824.

Divulgação