A Notícia recebeu questionamentos de leitores, a respeito de exames para a coleta de biópsia de próstata em Belo Horizonte. Conforme apontado, os pacientes vieram com o material coletado na mão para levar a um laboratório em Monlevade.
Questionada, a Prefeitura de João Monlevade, através da Secretaria de Saúde, confirmou o procedimento de Ultrassom Transretal com Biópsia. “Considerando que a Secretaria não dispõe de serviço próprio para a realização do exame, esse procedimento é ofertado por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (Cismepi), com clínicas em Belo Horizonte”, informa a Secretaria em nota.
Segundo a Prefeitura, a clínica que faz o ultrassom não realiza a análise do material coletado. “Sendo assim o material é entregue para o usuário, juntamente com o pedido da biópsia, para autorização da Secretaria Municipal de Saúde e execução do procedimento por laboratório especializado em João Monlevade”, diz o texto.
Ainda segundo a adminsitração municipal, o usuário é quem leva o material para o laboratório juntamente com a autorização fornecida pela Secretaria de Saúde. “Ou seja, o laboratório só recebe o material coletado mediante a apresentação da autorização emitida pela Secretaria”, reforça a Secretaria de Saúde. O setor informa ainda que o Cismepi está em fase de credeciamento de prestadores locais para realização de Ultrassom Transretal com Biópsia no município.