O implante dentário promove saúde e boa estética aos pacientes, porém, há cuidados que devem ser observados. Quem explica é a doutora Laura Carvalho, diretora clínica da OdontoCompany de João Monlevade. Ela conta que o implante dentário moderno surgiu para solucionar dificuldades que as pessoas tinham e ainda têm com as perdas dentárias precoces, causando danos severos relacionados à fala, mastigação e aparência. Antes, eram utilizadas próteses convencionais – fixas ou móveis – que causam desconforto e insegurança.

Algumas dúvidas comuns surgem no momento que se decide optar pela reabilitação com implantes. As mais comuns são, por exemplo, em quais casos ele é indicado, quais exames prévios são necessários e quais são as contraindicações.

Indicações

Os implantes são indicados para pacientes que tiveram perda de um ou mais dentes e em casos de reabilitações unitárias, parciais e/ou totais, onde a saúde do paciente esteja sob controle e o local da perda apresente condições ósseas para receber o implante. Os motivos que levaram à perda dentária variam desde um trauma (acidente), infecções dentárias, perda por cáries avançadas, outras doenças bucais e ou até mesmo para substituição das próteses convencionais.

Idade

Sobre a idade para fazer o implante, a partir do momento que o ciclo de crescimento ósseo está concluído o procedimento já pode ser realizado. Ou seja, não é possível fazer em crianças ou adolescentes. Fora esses casos, a idade não é um impedimento.

Reabilitações e pós-cirúrgico

As reabilitações variam de acordo com a necessidade do paciente, sendo observado o conjunto que associa estética e função. Quanto ao pós-operatório das cirurgias de implante, se o paciente seguir as orientações básicas de manter-se em repouso, evitar atividades físicas, e aplicar fisioterapia gelada no local nas primeiras 24 horas, mantiver higiene adequada e tomar medicação nos horários previstos, o resultado tende a ser muito favorável.

Exames

Exames de imagem como as tomografias são essenciais para o correto planejamento prévio. O cirurgião-dentista pode analisar toda a estrutura óssea e através softwares planejar qual o melhor tipo de implante para se utilizar, associando estas imagens a outras. Também são necessários exames laboratoriais em casos de pacientes com alguma enfermidade que esteja descompensada, como diabetes e hipertensão, que podem ser contraindicações temporárias.

Apesar de ser um procedimento cirúrgico que envolve muito cuidado, exames prévios, atenção a todas as orientações de saúde, nas mãos de um bom profissional, a experiência de fazer um implante se torna tranquila e restabelece a qualidade de vida e autoestima de pessoas nas mais diversas situações.

Na OdontoCompany o paciente conta com toda estrutura, tecnologia e profissionais para o procedimento de implantes, além de outras especialidades. A equipe te aguarda para tomar um café e fazer a sua avaliação!