A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já recolheu 29 caminhões de entulho em cinco mutirões realizados na cidade. Eles ocorreram nos bairros Sion, Teresópolis, Rosário, Santa Cruz e Amazonas. O último, no sábado (23), recolheu 12 caminhões no bairro Santa Bárbara e entorno.

As iniciativas, segundo a Prefeitura, foram adotadas pela administração desde o início do ano para diminuir os focos de dengue nos bairros com maior incidência da doença. A coordenação é da Vigilância em Saúde (Visa) Ela conta com apoio das secretarias de Meio Ambiente, de Obras e de Serviços Urbanos. Grupos voluntários integram o Comitê de Operações Emergenciais de João Monlevade (COE Geral JM).

Prevenção

Os agentes recolheram material que poderia acumular água e servir de criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) fizeram a aplicação de larvicida e inseticida em locais com focos do mosquito a partir da identificação por sobrevoo de drone.

Nas últimas semanas, a Prefeitura realizou mutirões no Amazonas e no Santa Cruz.

Dengue

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, variando desde casos assintomáticos a quadros graves, inclusive óbitos. Nos casos sintomáticos pode apresentar três fases clínicas: febril, crítica e de recuperação.

A primeira manifestação é a febre, geralmente acima de 38ºC, de início súbito e duração de 02 a 07 dias, associada à cefaléia, cansaço, mialgia, artralgia, dor retro-orbitária ou exantema. Com o declínio da febre (entre o 3º e 7º dia do início dos sintomas), grande parte dos pacientes recupera-se gradativamente. No entanto, alguns podem evoluir para a fase
crítica da doença, iniciando com sinais de alarme.

A dengue pode evoluir para remissão dos sintomas, ou pode agravar-se, exigindo constante reavaliação e observação, para que as intervenções sejam oportunas e os óbitos não ocorram.

Quais são os sintomas da dengue?

Os principais sintomas da dengue são:

  • Febre alta > 38.5ºC.
  • Dores musculares intensas.
  • Dor ao movimentar os olhos.
  • Mal estar.
  • Falta de apetite.
  • Dor de cabeça.
  • Manchas vermelhas no corpo.

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.

Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).