A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já recolheu 29 caminhões de entulho em cinco mutirões realizados na cidade. Eles ocorreram nos bairros Sion, Teresópolis, Rosário, Santa Cruz e Amazonas. O último, no sábado (23), recolheu 12 caminhões no bairro Santa Bárbara e entorno.

As iniciativas, segundo a Prefeitura, foram adotadas pela administração desde o início do ano para diminuir os focos de dengue nos bairros com maior incidência da doença. A coordenação é da Vigilância em Saúde (Visa) Ela conta com apoio das secretarias de Meio Ambiente, de Obras e de Serviços Urbanos. Grupos voluntários integram o Comitê de Operações Emergenciais de João Monlevade (COE Geral JM).

Prevenção

Os agentes recolheram material que poderia acumular água e servir de criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) fizeram a aplicação de larvicida e inseticida em locais com focos do mosquito a partir da identificação por sobrevoo de drone.

Nas últimas semanas, a Prefeitura realizou mutirões no Amazonas e no Santa Cruz