Moradores da rua 36, no bairro Loanda, esperam há três anos, o término de obras de infraestrutura na via. O local, por décadas, teve esgoto a céu aberto, rua de terra, falta de ligações de água, rede de esgoto e iluminação. No entanto, em 2021, a Prefeitura de João Monlevade assumiu o compromisso de melhorar a via e deu início aos serviços, depois de anos de reivindicação dos moradores. No entanto, as obras não avançaram desde então e os problemas continuam.
Conforme o morador, o pintor Vinícius Botelho, apesar das obras realizadas, ainda falta a urbanização e a conclusão dos trabalhos, além dos serviços de iluminação. “Os moradores vivem na poeira e não tem iluminação também, tornando o lugar muito perigoso”, afirma.
Questionada, a administração afirma que realizou obras de melhorias como drenagem e canalização de parte do córrego, rede pluvial e rede de esgoto, aterro e compactação do solo. Sobre a demanda e reclamações, o governo afirma que serão retomados em breve. “Nas próximas semanas, será feita a base e regularização do solo para posteriormente receber o calçamento da via, o que vai contribuir para a diminuição da poeira. A limpeza da rua vai seguir o cronograma de limpeza urbana”, diz a gestão municipal.