O letrista de música Wir Caetano, de João Monlevade, e seu conterrâneo Toni Júlio, cantor residente na cidade italiana de Milão, preparam para o próximo mês o lançamento de dois singles autorais gravados na Itália. Esses serão os primeiros produtos do projeto MIGRAÇÕES/MIGRAZIONI, coordenado pelos dois artistas, que mantêm aberta uma campanha de financiamento de um álbum com 10 faixas, programado para 2025.

O processo de gravação das duas canções começa no próximo dia 24. Além do trio MIGRAZIONI – formado por Toni Júlio (voz); Davide Perduca (violão), de Milão; e Kal dos Santos (percussão), de Salvador (BA) – participam três músicos convidados: o congolês Donat Munzila (baixo, percussão e voz), a pernambucana Priscila Gama (harpa barroca) e a italiana Annabianca Buckley (flauta transversal).

PROJETO

Idealizado a partir de show produzido pelo monlevadenses no Real Esporte Clube, em Monlevade, no ano passado, MIGRAÇÕES/MIGRAZIONI pretende difundir no Brasil e no exterior trabalho autoral dos principais artistas envolvidos (os parceiros Wir Caetano e o baiano Zecrinha; Priscila Gama e Davide Perduca; Toni Júlio, Kal dos Santos e Donat Munzila).

Gravação de um álbum é um dos produtos previstos no projeto. Outras ações estão programadas, como turnê no Brasil, Europa e África, além de oficinas para moradores de comunidades vulnerabilizadas, mas ainda dependem da captação de recursos por meio de editais.

  • LINK DA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO:

https://apoia.se/migracoes

Wir Caetano

Wir Caetano mora em João Monlevade (MG), onde nasceu em 1960. É jornalista, fotógrafo, escritor e letrista de música. Publicou os livros de poemas Paixões e Atrofias (1982), Fragmentos de Poesia Toda (Coleção Leve um Livro, 2017) e Essa substância chamada infinito (Clãdestina Cartonera, 2018), e, em ficção, Morte Porca (Selo Zero, 2002).
Ele tem se dedicado também a videoarte, e um pouco de sua produção pode ser conferida em seu canal no Youtube, na playlist intitulada “FAMA – fábrica monlevade de artes” (assim mesmo: a sigla em maiúsculas e a descrição, inclusive o nome da sua cidade, em minúsculas): https://www.youtube.com/playlist?list=PL0XwUV2mZMuzKqTZuwTsg8hh8X1a1I_Mk
Edita o blog NOTA PRETA, voltado, principalmente, para questões étnico-raciais e cultura urbana. – https://notapreta.home.blog/.
Em 2019, idealizou e produziu em João Monlevade, junto a várias entidades e representantes de movimentos sociais, o Festival Unificado da Consciência Negra, que, este ano, chega à segunda edição.