João Monlevade recebe as partidas das finais do Campeonato Mineiro Júnior de Handebol Masculino e Feminino. Os jogos estão sendo realizados desde ontem (4) e seguem hoje (5), das 9h às 18h. Amanhã, a partir das 10h até às 17h, as competições continuam e se encerram no domingo (7). Os jogos serão das 8h às 14h. Todas as partidas ocorrem no ginásio Li Guerra, no bairro República.
De acordo com o então secretário municipal de Esporte e Lazer, Samir Gomes, “sediar as finais do Campeonato Mineiro de Handebol é muito importante para o município, pois demonstra a força do esporte da cidade em âmbito estadual”. Ele também destacou que “é de muita valia para os atletas monlevadenses essa competição, pois eles estão treinando há seis anos, à espera dessa oportunidade, que apareceu, e tenho certeza que vão aproveitar muito bem”.
Saiba mais sobre o esporte:
“O handebol é um esporte coletivo, no qual duas equipes disputam quem marca mais gols. O esporte é jogado com uma bola, mas, ao contrário do futebol, os participantes jogam a bola com a mão e não com os pés.
Entre as variações do esporte, estão o handebol de quadra ou de salão, o handebol de areia e o handebol adaptado, praticado por pessoas cadeirantes.
O esporte não necessita de muitos materiais nem de muito espaço, nesse sentido, a prática é conhecida por ser facilmente adaptada. Atualmente, o handebol é um dos esportes mais praticados no Brasil, principalmente no contexto escolar.”
Curiosidades:
“O handebol foi criado em 1919, na Alemanha.
O esporte estreou nas Olimpíadas em 1936, nos Jogos de Berlim.
Uma equipe de handebol é formada por sete jogadores, sendo um goleiro.
Uma partida de handebol dura dois tempos de 30 minutos.
A medida oficial de uma quadra de handebol é 40 m x 20 m.
Apenas o goleiro pode encostar o pé na bola e somente durante a defesa.
O handebol adaptado para cadeirantes teve início no Brasil em 1993.
O primeiro campeonato mundial de handebol ocorreu em 1938.”
Veja mais sobre “Handebol” em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/handebol.htm