A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, dará início nesta quinta-feira (15) ao ciclo de pré-conferências que antecedem a 16ª Conferência Municipal de Saúde. As reuniões, que serão sempre realizadas às 19h, têm como objetivo promover a escuta da população, levantar propostas e discutir os desafios e melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
A primeira pré-conferência ocorrerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Gonçalves, no bairro José Elói. Na sexta-feira (16), o encontro será no Centro Comunitário Cruzeiro Celeste. Na semana seguinte, a programação continua na terça-feira (20), na Escola Municipal Cicinha Moura; na quinta-feira (22), na UBS Laranjeiras; e na segunda-feira (26), na sede da Associação Metodista de Assistência Social (Amas), no bairro Nova Esperança.
Ainda em maio, as discussões seguem na terça-feira (27), na UBS Padre Hildebrando, no bairro Vila Tanque; na quarta-feira (28), na UBS Monlevade Centro; e na quinta-feira (29), na UBS Santo Hipólito. Em junho, a agenda se encerra com encontros na UBS Cidade Nova (dia 3), UBS Industrial (dia 4) e, por fim, na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), no dia 5.
O ciclo preparatório, segundo a Prefeitura, culminará na 16ª Conferência Municipal de Saúde, marcada para o dia 26 de junho, no Centro Educacional de João Monlevade. O evento neste ano terá como tema “Controle Social na Construção do SUS” e reunirá representantes da sociedade civil, profissionais de saúde e gestores públicos para consolidar as propostas debatidas nas pré-conferências e definir diretrizes para a política pública de saúde do município.
As pré-conferências e a conferência principal são espaços fundamentais de participação popular e fortalecimento do controle social, princípios que sustentam o SUS desde sua criação.