(Com informações Agência Brasil e Portal Ndmais)
O empresário indiano Lakshmi Mittal, presidente e fundador da ArcellorMittal, grupo do qual pertence a Usina de Monlevade, veio ao Brasil nesta semana. Ele inaugurou uma nova planta em São Francisco do Sul, Santa Catarina, na quarta-feira (13). No dia anterior, ele se reuniu com o presidente Lula (PT) e afirmou que o governo federal tem estado aberto ao diálogo: “O governo federal entende e valoriza a importância da nossa indústria no crescimento econômico do país”, disse o indiano.
Mittal também relembrou encontros anteriores com Lula no Reino Unido e na Índia e elogiou a condução do país e o crescimento da economia brasileira sob a liderança do atual presidente. Vale lembrar que em abril deste ano, o governo Lula ampliou os impostos de importação do aço para proteger a siderurgia nacional. A taxa varia de 10,8% a 25% sobre 11 itens.
No entanto, o empresário disse que a quantidade de aço importado no Brasil tem gerado uma concorrência injusta, o que tem prejudicado negócios no país. Inclusive, na Usina de João Monlevade, que suspendeu os planos de expansão neste ano. As obras praticamente dobrariam a quantidade de toneladas produzidas.
Investimentos
A ArcelorMittal inaugurou a nova linha de galvanização e recozimento contínuo, que integra o projeto de expansão da Unidade de Vega (SC). O projeto, chamado de CMC (Cold Mill Complex), aumenta a capacidade de produção da unidade de 1,6 milhão para 2,2 milhões de toneladas anuais.
O destaque é a produção do Magnelis, aço de alta resistência à corrosão, exclusivo da ArcelorMittal e inédito fora da Europa, voltado a demandas específicas como projetos de energia solar.
A planta de Santa Catarina recebeu R$ 2 bilhões, dentro do plano de investimentos da empresa no Brasil nos próximos cinco anos. Os recursos incluem também grandes aportes em energias renováveis. A empresa tem plantas em oito estados da federação, assim como em João Monlevade.