As lojas de João Monlevade terão horário especial de funcionamento nesta semana anterior ao Dia das Mães. Na quinta (8) e sexta-feira (9), o comércio permanece com as portas abertas até às 19 horas. Já no sábado (10), as lojas trabalham até às 16 horas.
O vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Monlevade (CDL), Luiz Carlos Valente, mostra-se esperançoso com as vendas para a data, considerada a segunda mais lucrativa para o varejo, logo a seguir ao Natal: “Temos que acreditar”.
Pesquisa
Luiz Valente apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em todo o país pela Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Segundo a sondagem, realizada nas 27 capitais brasileiras, 78% dos consumidores pretendem comprar ao menos um presente durante o período festivo. Os produtos mais adquiridos são perfumes (47%), roupas, calçados ou acessórios (41%), cosméticos (26%), chocolates (23%) e flores (19%).
A média nacional é de dois presentes para casa cliente. As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores (80%), principalmente em shopping center (32%), shopping popular (19%), lojas de departamento (17%) e nas lojas de rua (11%). Já 45% dos ouvidos optarão pelas aquisições virtuais, sendo que 73% pretendem comprar em aplicativos, 69% em sites e 28% pelo Instagram.
Entre os consumidores ouvidos, 79% pesquisarão os preços antes de efetuar a aquisição. Em relação a forma de pagamento, 67% pretendem pagar os presentes à vista, principalmente no PIX (46%) e cartão de débito (23%). 56% citam o pagamento a prazo, principalmente no cartão de crédito parcelado (31%). A média será de quatro prestações.