As obras de duplicação, melhorias e ações para mais segurança aos transeuntes da BR-381 em todo o Médio Piracicaba e Vale do Aço serão geridas por um grupo do Paraná. A empresa 4UM, a antiga J.Malucelli, venceu nesta quinta-feira (29) o leilão para administrar o trecho da rodovia entre Caeté e Governador Valadares.

A concorrência ocorreu na sede da B³, a Bolsa de Valores de São Paulo. Participaram o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); os ministros dos Transportes, Renan Filho, e das Minas e Energia, Alexandre Silveira; o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi), Ailton Guimarães; e o coordenador do movimento Pró-Vidas na BR-381, Clésio Gonçalves; além de autoridades federais e deputados mineiros.

A 4UM ofereceu deságio de 0,94% sobre a tarifa a ser cobrada pelo pedágio, contra 0,1% da concorrente Opportunity. A firma deve assinar o contrato de concessão com o governo federal no fim de novembro. Houve salva de palmas quando os representantes da Opportunity negaram novas propostas.

Ações

O governo federal prevê investimentos de mais de R$9,3 bilhões na infra-estrutura dos cerca de 300 KM concedidos. A rodovia receberá mais de R$ 9 bilhões em investimentos. Entre as melhorias previstas estão 134,27 quilômetros de duplicação (27,3 km de obras remanescentes e 106,44 km de novos trechos), 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, além de áreas de escape, 1 Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.

Quando as intervenções acabarem, a 4UM tomará para si a gestão de todo o trecho entre a capital e Governador Valadares. Leonardo Boguszewski, diretor-executivo da 4UM, prometeu transformar a estrada em “rodovia da vida”: “Vamos trabalhar muito sério para que isso se concretize ao longo dos próximos anos”.

Governo Lula

Esta foi a quarta tentativa de conceder a rodovia à iniciativa privada, pois as três anteriores não encontraram interessadas. O principal entrave seriam os riscos geológicos e as 2 mil famílias que vivem às margens da estrada na região metropolitana, a maioria em casebres precários. No início de 2024, o governo federal, a pedido do presidente Lula (PT), assumiu a execução das obras entre Belo Horizonte e Caeté e o trabalho de indenizar e reassentar os moradores.

Os ministros Alexandre Silveira e Renan Filho comemoraram. “Essa é uma vitória para o governo do presidente Lula”, disse Rena Filho. Silveira reforçou: “É, também, mais um dia que marca o compromisso do presidente Lula com todos os mineiros”, disse.

Rodovia da Morte

O leilão da estrada é visto como solução para acabar com a infinidade de acidentes fatais que ela protagoniza, concedendo-lhe o título de “rodovia da morte”. A rodovia possui um tráfego intenso de veículos leves e pesados, mas a maior parte de seu trajeto ainda está em pista simples. O trecho de 115KMntre João Monlevade e Belo Horizonte possui mais de 200 curvas, média de duas por quilômetro.

A BR-381 é o principal acesso rodoviário ao Médio Piracicaba, cruzando os territórios de Bom Jesus do Amparo, Barão de Cocais, São Gonçalo do Rio Abaixo, João Monlevade, Bela Vista de Minas e Nova Era.