A cidade de João Monlevade tem um representante de destaque na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que acontece em Brasília nesta semana. O evento, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, é um dos mais importantes espaços democráticos para construção de políticas públicas ambientais no Brasil.
O diretor do Grupo Aqua Brasil, Rafael Queiroz, participa como um dos delegados do estado de Minas Gerais vindos de empresas privadas a participar da conferência. “A conquista ressalta o compromisso do Grupo Aqua Brasil com práticas sustentáveis e com a formulação de políticas públicas voltadas à preservação e recuperação dos recursos naturais”, informa Rafael.
O evento
A 5ª CNMA reunirá representantes da sociedade civil, poder público e setor privado para debater diretrizes voltadas à transição ecológica, justiça climática e o fortalecimento da democracia participativa no campo ambiental. Com o tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”, o evento reúne cerca de 3 mil participanrtes e busca soluções concretas para os desafios ambientais atuais, como mudanças climáticas, crise hídrica, financiamento climático, transferência de tecnologia e a capacitação.
O espaço de diálogo social é retomado após quase 12 anos. A última edição ocorreu em 2013. Além disso, prepara o país para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas COP 30, a ser realizada no mês de novembro em Belém, Pará.
Conforme apurado, a presença de Rafael Queiroz como delegado estadual de Minas representa um marco para o setor privado mineiro, reafirmando que as empresas têm um papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável. “É uma honra representar João Monlevade e Minas Gerais neste espaço tão importante. Levo comigo as experiências do Grupo Aqua Brasil e o compromisso de colaborar com políticas públicas que realmente façam a diferença”, declarou Rafael.