O Dezembro Vermelho, campanha nacional de conscientização e combate ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), é destaque em João Monlevade neste mês. A campanha é dedicada à prevenção da infeção e combate ao vírus HIV/Aids e reforça as ações de conscientização à população sobre o diagnóstico e tratamento da doença, com o objetivo de reduzir o preconceito e a discriminação às pessoas portadoras do vírus.

Segundo a coordenadora do Programa IST/HIV/Aids e gerente da Unidade Básica de Saúde Padre Hildebrando, Isabela Almeida, o Dezembro Vermelho marca uma grande mobilização na luta contra o HIV/Aids. “Nessa data, relembramos a importância da desmistificação dos preconceitos em relação à Aids, que até o momento é uma doença que não possui cura, mas tem tratamento. As pessoas que vivem com HIV podem ter uma vida normal, usufruir todos os seus direitos, incluindo acesso a saúde, educação, constituir família, exercitar-se e trabalhar normalmente. Esta informação é importante a fim de conscientizar a população para conseguirmos acabar com estigmas associados às pessoas que vivem com HIV e com a discriminação”, afirma Isabela.

 

Programação

 

Várias ações estão previstas como panfletagens com distribuição de material de conscientização, orientações em unidades básicas de saúde e testagens. A campanha terá início amanhã (30), com panfletagem em Carneirinhos de divulgação do dia D, das 8h às 12h.

Já no dia 2 de dezembro (segunda- feira), haverá o Minuto Informativo e testagem em todas as unidades básicas de saúde do município, das 13h às 16h. No dia 3 (terça-feira), será realizada testagem na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Campus Baú, das 17h às 21h. No dia 5 (quinta-feira), a testagem acontece em boate noturna da cidade das 13h30 às 16h. Já no dia 10 (terça-feira), a testagem será no Campus da Uemg no bairro Santa Bárbara, das 17h às 21h.

A Campanha se encerra no 12 de dezembro (quinta-feira), com testagem no Campus da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), no bairro Vera Cruz, das 16h às 20h.