A Prefeitura de João Monlevade emitiu na tarde desta terça-feira (1), um alerta à população sobre a ação de golpistas que estão se passando por assistentes sociais para enganar idosos e idosas na cidade.

De acordo com informações do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG), essas pessoas de má-fé abordam moradores oferecendo cestas básicas e solicitando documentos pessoais sob a falsa promessa de intermediar empréstimos bancários.

Dessa forma, a Prefeitura reforça que a população esteja atenta a essas abordagens. Além disso, a adminsitração reitera que assistentes sociais não realizam mediação para acesso a empréstimos bancários; qualquer visita domiciliar dos assistentes deve ser previamente agendada; profissionais da área devem apresentar identificação profissional com registro no CRESS-MG, que pode e deve ser exigida pelos atendidos.

Ainda na nota, a Prefeitura de João Monlevade afirma que o CRESS-MG “repudia veementemente o uso indevido da profissão para aplicação de golpes, pois essas práticas prejudicam as vítimas e afetam a credibilidade do Serviço Social”.

Caso os cidadão perceba situações suspeitas, denúncias devem ser formalizadas. “Exija a identificação dos profissionais e, em caso de dúvida, entre em contato com o CRESS-MG para verificar a autenticidade do atendimento”, reforma a a administração.

Ainda conforme a Prefeitura de João Monlevade, em caso de dúvidas, o cidadão deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo, para que seja confirmado a veracidade do seu atendimento.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) disponibiliza o telefone “Disque 121”, através do qual o cidadão pode denunciar informações falsas. Além disso, se tiver a delegacia mais próxima dever ser informada.