A Fundação ArcelorMittal entregou nesta quarta-feira (26), um laboratório de robótica e tecnologia na Escola Municipal Governador Israel Pinheiro (EMIP), em João Monlevade. O evento contou com a presença de representantes do poder público, educadores e estudantes.
Conforme a Fundação, o alto índice de participação e engajamento na Formação de Educadores Liga STEAM foi critério para o recebimento do LAB Mentes Brilhantes. Dessa forma, o espaço será utilizado para experimentação de novos recursos pedagógicos. Esses buscam contribuir para o desenvolvimento de aulas e projetos atrativos, e que conectem os estudantes às novidades e tendências educacionais modernas.
Com os equipamentos de ponta à disposição, jovens poderão aplicar e reforçar os conceitos trabalhados nas áreas STEAM (acrônimo, em inglês, para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Além disso, poderão desenvolver habilidades e competências que os coloquem em posição de destaque em um futuro profissional. “Os estudantes vão poder entrar em contato com a abordagem STEAM, que é inovadora e moderna, e que vem sendo aplicada em vários países no mundo. A entrega de mais um laboratório é o reforço do nosso compromisso em participar ativamente da construção de um futuro com oportunidades para todos”, disse Fabiano Cristeli, diretor da ArcelorMittal em João Monlevade.
Já o prefeito Laércio Ribeiro (PT) destacou a educação como elemento de transformação. “Acredito firmemente no poder transformador da educação. Ela não apenas molda o futuro dos indivíduos, mas também impulsiona o desenvolvimento de nossa comunidade como um todo. A inauguração deste laboratório é um passo concreto em direção a uma educação de qualidade, que capacita nossos estudantes para serem agentes de mudança em suas vidas e na sociedade” afirmou.
Sobre a Liga STEAM
Conforme a Fundação ArcelorMittal, a Liga STEAM busca dar respostas aos desafios da educação brasileira, que sofre com um déficit na qualidade do ensino, no acesso e na formação de professores. STEAM é uma abordagem educacional que integra as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
A abordagem STEAM é implementada por meio de metodologias ativas. Como por exemplo, a aprendizagem baseada em projetos. A propoosta busca desenvolver nos estudantes da educação básica, habilidades e competências que conectam os aprendizados em sala de aula com desafios reais da sociedade. O método é amplamente difundido em diversos países do mundo, como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido, Saiba mais em: www.ligasteam.com.br
Sobre a Fundação ArcelorMittal
A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal. Sua estratégia principal se divide em três eixos: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br