A Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), do prefeito Laércio Ribeiro (PT), não lançará lista completa de candidatos à Câmara Municipal de João Monlevade. Problemas na filiação impediram que quatro candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT) postulassem o registro. Dessa forma, a federação postulou 14 pretendentes ao cargo de vereador, quando poderia lançar até 16.
Conforme apurado, o problema surgiu no registro das filiações junto à Justiça Eleitoral, uma responsabilidade do partido, que não ocorreu corretamente no prazo regulamentar, encerrado a 6 de abril. O empecilho impediu as candidaturas de Isaura Bicalho, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público de João Monlevade (Sintramon); o comunicador Francis Júnior; o fisioterapeuta Marcelo Dantas; e a servidora pública Ediene Romão.
Eles chegaram a ingressar com uma ação judicial para conseguirem a filiação a tempo de concorrerem nas eleições, mas a Justiça negou o recurso. A federação conseguiu chamar outras duas pessoas para compor a sua lista, mas faltaram outras duas para chegar ao máximo de 16 candidatos. A Federação Brasil da Esperança é composta pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV).