O vice-prefeito, Fabrício Lopes (Avante), anuncia que deixa a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. A pasta é acumulada desde a posse da atual gestão. Fabrício é o mais importante articulador do atual governo de Laércio Ribeiro (PT) e braço-direito do prefeito.
Porém, Lopes deixa a pasta do primeiro escalão dentro do prazo legal para quem quer se candidatar neste ano. Em 2024, ele só pode ser candidato a prefeito ou a vereador, porque não pode mais ser vice. No entanto, oficialmente, Fabrício reafirma a amizade com Laércio e o compromisso com a administração: “Reitero que continuo no governo. Agora é o momento de focar ainda mais em ser vice-prefeito, auxiliar as secretarias e fazer pontes políticas para a continuidade da gestão”.
O ex-vereador e ex-secretário de Obras, que permanece como vice-prefeito até 31 de dezembro, enalteceu sua substituta na secretaria, a servidora concursada Wânia Clara Felix Feitas: “O Planejamento tem uma equipe profissional, humana e de uma competência incontestável. Deixo uma pasta para ajudar todas as outras, com toda humildade e conhecimento que minha bagagem de anos na vida pública me permite ter”.
Outras mudanças
Com a aproximação do período eleitoral, a Prefeitura de João Monlevade está passando por ajustes em sua equipe administrativa. Em conformidade com as exigências legais de desincompatibilização, alguns secretários municipais estão deixando seus cargos para se dedicarem a possíveis candidaturas ou atividades político-partidárias. Essas mudanças têm como objetivo garantir a transparência e a lisura do processo democrático, evitando conflitos de interesse durante o período eleitoral.
Na pasta da Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues foi substituída por Alda Fernandes, enquanto o Assessor de Governo, Gentil Bicalho, passa o cargo para Cristiano Araújo. A secretária de Assistência Social, Marinete Morais, também deixa o governo. O nome de quem ocupará a pasta segue em análise. Maria do Sagrado, Gentil e Marinete são cotados como pré-candidatos a vereadores.
Esportes e Chefia de Gabinete
Além das mudanças nas secretarias mencionadas, houve ajustes em outras áreas da administração municipal. O secretário de Esporte e Lazer, Samir Gomes, solicitou sua exoneração para se dedicar a projetos pessoais e cuidar de sua saúde. A sua substituição será anunciada em breve. Enquanto isso, o chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva, encontra-se afastado de suas funções devido a um tratamento médico, sendo temporariamente substituído por Jordana Alvarenga.
Prefeito diz que movimentação é natural
O prefeito Laércio Ribeiro ressalta a importância desse momento de transição. “É natural que, em ano eleitoral, haja essa movimentação entre os cargos públicos. A desincompatibilização é um procedimento necessário para garantir a regularidade e imparcialidade do processo eleitoral”.
O chefe do Executivo também frisou que, apesar das mudanças na equipe gestora, “a administração municipal reforça o compromisso com a continuidade dos serviços públicos e o bem-estar da população, mantendo o ritmo de trabalho e o desenvolvimento do município”, afirma.