ArcelorMittal diz que ocorrência não teve maiores consequências e apura as causas

 

A ArcelorMittal Monlevade registrou nesta quinta-feira (16), uma ocorrência no alto-forno, que gerou um barulho intenso e fumaça, assustando quem passava pelas imediações, conforme vídeos que circularam nas redes sociais. Porém, conforme a empresa, sem maiores consequências.

 

Segundo nota enviada pela siderúrgica após questionamento do A Notícia, “a empresa esclarece que não houve qualquer impacto à segurança dos trabalhadores, bem como aos equipamentos e demais estruturas operacionais da unidade, que permanece em funcionamento. As causas da ocorrência já estão sendo apuradas. A ArcelorMittal reitera seu compromisso com a segurança, transparência e cuidado com as pessoas envolvidas em suas atividades”, diz a siderúrgica.

 

Em 17 de  junho do ano passado, ocorrência parecida também, foi registrada. Porém, em outra área. Na época, moradores nas imediações da Usina, como do bairro Vila Tanque, relataram que ouviram um barulho forte, por volta das 21h30 vindo da siderúrgica. Alguns relataram forte vibração em janelas de residências após o estrondo, como se houvesse um deslocamento de ar.

 

Por sua vez, a  empresa à época, também informou que não registrou qualquer incidente na operação. “A ocorrência de ruído atípico nesta data se deu em razão de uma reação controlada em um processo rotineiro e planejado na área de cambagem de escória, acompanhado preventivamente pela Brigada Tática da unidade. Não houve qualquer explosão ou vítimas”, informou a siderúrgica naquela ocasião.

 

A empresa esclareceu ainda que a operação prosseguiu normalmente durante todo o turno. “Além disso, reitera que segue, em todos os seus processos produtivos, rigorosos padrões de segurança operacional e das equipes envolvidas em suas atividades”, disse a ArcelorMittal em nota enviada ao A Notícia.