O Trio Migrazioni lança no próximo dia 30 de janeiro o EP “Stil Novo”, trabalho do grupo formado pelo cantor monlevadense Toni Júlio, acompanhado dos músicos Kal dos Santos (percussão e voz), de Salvador (BA), e pelo violonista italiano Davide Perduca. Os três vivem em Milão, onde o grupo foi criado em 2024.

O EP reúne três faixas: “Preta do Benim”, “Stil Novo” e “Lugar”, todas compostas pelo músico baiano Zecrinha em parceria com o letrista monlevadense Wir Caetano. O trabalho será disponibilizado nas plataformas Deezer, Apple Music, Amazon Music, Tidal, entre outros. No entanto, o grupo decidiu não lançar o EP no Spotify, em protesto contra a política de remuneração da plataforma aos artistas e da postura do executivo da empresa em financiar projetos bélicos.

Com a participação de músicos brasileiros, italianos e um congolês, o EP integra o projeto “Migrações/Migrazioni”, coordenado pelos monlevadenses Toni Júlio e Wir Caetano, que investiga culturas de matriz africana e experiências migratórias por meio da música.

As canções

A faixa de abertura, “Preta do Benim”, é um samba marcado por referências à escravização e ao ocultamento de histórias, com sonoridade evocada pelo ocean drum e pelo violoncelo de Marlise Goidanich e a flauta transversal de Annabianca Buckley. Já o ijexá “Stil Novo” mescla referências ao dolce stil novo, citado por Dante Alighieri, e à lírica popular brasileira, em arranjo com influências jazzísticas.

Encerrando o EP, “Lugar” aborda o tema do pertencimento em uma balada rural que reúne a voz de Toni Júlio à da cantora ítalo-brasileira Clara Luna, além de instrumentos como flauta transversal, acordeon e harpa barroca. O EP já conta com link de pré-save e poderá ser conhecido também no canal do projeto Migrações/Migrazioni no YouTube, acessado através deste endereço.