A Prefeitura de João Monlevade promoveu nessa segunda-feira (24) um encontro de formação para mais de 500 profissionais de educação da rede municipal. A capacitação ocorreu no Centro Educacional de João Monlevade (CEJM), e contou com a participação da pedagoga, psicóloga e doutora em Educação pela Unicamp, Rosaura Soligo. Ela apresentou a palestra: Escola – lugar de aprendizagem de todos!
Na exposição, a educadora destacou três eixos importantes para um bom desempenho dos profissionais da Educação e do ambiente escolar: formação continuada, propostas compartilhadas e trabalho coletivo. Segundo Rosaura, a escola não é uma instituição “conservadora”: “Ela é formada por pessoas e as pessoas podem transformá-las”.
A educadora também mencionou o professor universitário português e doutor em Ciências da Educação António da Nóvoa, ao citar que a escola certamente deve mudar porque ela não é o único lugar de conhecimento, e as pessoas também não são mais como antigamente.
O secretário interino de Educação, Fabrício Brandão, apresentou os eixos estruturantes da política educacional para a rede municipal de ensino: rede de ensino integrada, aprendizagem com foco na equidade, espaços de aprendizagem, a infância como direito, educação inclusiva, currículo flexível, protagonismo estudantil, cultura digital, escola como espaço sociocultural, educação para relações étnico-raciais, novos sujeitos e espaços de formação, acolhimento psicossocial e formação continuada.
Para a assessora da Secretaria Municipal de Educação, Raquel Diniz, as reflexões contribuem para que os educadores possam repensar as práticas e desenvolver estratégias de aprendizagem diversificadas com o objetivo de atender a todos os estudantes, considerando suas individualidades e especificidades. De acordo com Fabrício Brandão, a previsão é que, no decorrer do ano, novos encontros de formação dos educadores sejam realizados.