A Câmara Municipal de João Monlevade entregou, na quarta-feira (17), o Título de Cidadão Honorário ao servidor público Eduardo Bastos. A honraria é uma proposta do vereador Belmar Diniz (PT) e a justificativa é “o reconhecimento aos seus notáveis serviços prestados ao município ao longo dos anos, em variados cargos e funções no Executivo Municipal”.
Durante a entrega, o autor enfatizou a importância da homenagem. “Defino o Eduardo em algumas palavras: competência, disponibilidade, sabedoria e simplicidade. É com muita alegria que homenageio esse amigo. Um exemplo para todos nós”, disse Belmar.
O parlamentar também destacou que Eduardo Bastos completou, na segunda-feira (15), quarenta e um anos no Executivo Municipal. Conforme matéria publicada pelo A Notícia, em 2016, Eduardo é considerado “o prefeito dos prefeitos”, por ter trabalhado diretamente com os vários chefes do Executivo: Leonardo Diniz, Germin Loureiro, Laércio Ribeiro, Carlos Moreira, Gustavo Prandini, Teófilo Torres, Simone Carvalho e, novamente, com Laércio, neste mandato.
O presidente da Casa, Fernando Linhares (Podemos), também comentou sobre a relevância da contribuição de Bastos para a comunidade: “Eduardo não só acumulou vasta experiência em diversas áreas da administração pública, como também trouxe consigo um profundo conhecimento técnico e uma visão estratégica que foram fundamentais para o avanço de importantes projetos e políticas municipais”, disse.
Discursos
A homenagem reuniu lideranças políticas, como o ex-prefeito Teófilo Torres e os ex-presidentes da Câmara, Dorinha Machado (MDB) e Pastor Carlinhos, além de ex-secretários e servidores públicos diversos.
Em seu discurso, Eduardo Bastos expressou sua gratidão pela honraria recebida: “É com alegria que recebo este título. Agradeço a minha esposa Rita, minhas filhas Simone e Isabela por permanecerem ao meu lado nessa caminhada e a Deus por guiar o meu caminho. Ele também se emocionou ao lembrar-se dos seus pais, Ademar e Efigênia Bastos”, disse.
O prefeito Laércio Ribeiro (PT) também falou da satisfação de ter o Eduardo ao lado. “São onze anos trabalhando juntos e me faltam adjetivos para definir o trabalho que você faz pela cidade. Agradeço também a sua família por ter cedido esse espaço para você trabalhar conosco nesse tempo. Muito obrigado!”
Já o vice-prefeito, Fabrício Lopes (Avante) destacou o profissionalismo do Eduardo e o privilégio em trabalhar com ele. “É um prazer dividir e aprender com você todos os dias”.
Durante a homenagem, a pedido do vereador Belmar Diniz (PT), os pastores Carlinhos e Otacílio abençoaram o homenageado e todos presentes. Um vídeo com os depoimentos de familiares e amigos do homenageado também foi exibido.
Histórico
Eduardo Bastos nasceu em 13 de outubro de 1964, em Nova Era, Minas Gerais, mudando-se para João Monlevade aos três anos de idade junto com seus pais, Ademar e Efigênia Bastos, que residem há mais de 55 anos na mesma casa no bairro Novo Horizonte.
Ele é casado com Rita de Cássia e tem duas filhas: Simone e Isabela, e uma neta, Júlia. Eduardo iniciou sua formação acadêmica na Escola Estadual Antônio Papini e no Centro Educacional de João Monlevade, onde concluiu o ensino fundamental. Ao longo de sua carreira, obteve formação técnica em Edificações e Segurança do Trabalho, graduou-se em Direito, além de especializações em Gestão Ambiental de Cidades e Planejamento Urbano.
Trajetória
Ele iniciou sua trajetória na Prefeitura de João Monlevade como estagiário técnico em edificações, acumulando mais de 41 anos de experiência no Executivo Municipal. Ao longo desse período, ocupou diversas posições de destaque, incluindo Chefe de Setor de Obras Públicas e Privadas, Secretário de Administração, Secretário Interino em diversas áreas como Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente e Fazenda, além de ter atuado como Procurador Jurídico, Controlador Interno, e em várias comissões e conselhos municipais. Atualmente, exerce a função de Assessor na Secretaria de Planejamento e Gabinete do prefeito Laércio Ribeiro, contribuindo para o desenvolvimento e planejamento urbano da cidade.