O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) emitiu uma nota no fim da tarde dessa segunda-feira (6) sobre a conservação da “ponte Torta”, no trecho de João Monlevade da BR-381. Horas antes, o senador Cleiton Gontijo de Azevedo, o “Cleitinho” (Republicanos – MG), publicou em suas redes sociais um vídeo apontando para um buraco na passagem de pedestres, uma fissura na pista e muretas amarradas com arame ou simplesmente ausentes. O parlamentar cobrou ação das autoridades para garantir a segurança da estrutura, que durante todo o dia tem trânsito intenso de veículos leves e pesados.
No comunicado, o órgão federal informa que não há risco estrutural na ponte, que fica no quilômetro 349 da rodovia, a poucos metros do entroncamento com a BR-262. O DNIT afirma que aprovou em novembro o anteprojeto para o desenvolvimento dos projetos básico e executivo, execução das obras e outras ações para a recuperação da ponte. Todavia, como a estrutura está no trecho privatizado, as ações foram repassadas à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Até lá, a responsabilidade pela manutenção continua com o DNIT. Leia a nota na íntegra:
O DNIT salienta que não há risco estrutural na ponte. Sendo assim, a autarquia informa que aprovou em novembro o anteprojeto para o desenvolvimento dos projetos básico e executivo, execução das obras e demais operações necessárias para a reabilitação da ponte sobre o Rio Piracicaba VII, localizada no km 349,09 da BR-381/MG. No entanto, as ações para a contratação das obras foram redirecionadas para Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), uma vez que o trecho foi concedido e a partir de 6 de fevereiro de 2025 ficará sob responsabilidade da empresa vencedora do leilão. Até a assunção do trecho pela empresa o DNIT segue realizando as ações de manutenção no segmento, bem como, o monitoramento das suas OAEs.
Temor
No último dia 30 de dezembro, o deputado federal Padre João (PT) e o deputado estadual Leleco Pimentel (PT) enviaram ao superintendente regional do DNIT em Minas Gerais, Antônio Gabriel Oliveira dos Santos, um ofício pedindo informações sobre as condições de conservação das pontes federais no estado, em especial a “ponte Torta”. Naquela semana, vídeos circularam nas redes sociais exibindo rachaduras na cabeceira da pista, preocupando motoristas e moradores do Médio Piracicaba. Na ocasião, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) enviou fotos e vídeos para que o DNIT tomasse as providências necessárias na estrutura.