A Secretaria de Saúde de João Monlevade recolheu 12 caminhões de entulho durante o mutirão de combate à dengue, realizado no sábado no bairro Santa Bárbara. A administração adotou a atividade desde o início do ano, com o objetivo de diminuir os focos de dengue nos bairros com maior incidência da doença.
Coordenada pela Vigilância em Saúde do município (Visa), a ação teve o apoio das secretarias de Meio Ambiente, de Obras e de Serviços Urbanos, e de grupos voluntários do Comitê de Operações Emergenciais de João Monlevade (COE Geral JM). Ao todo, cerca de 50 pessoas participaram da ação.
Os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) recolheram material que poderia acumular água e servir de criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Eles também aplicaram larvicida e inseticida em locais com focos do mosquito, identificados por sobrevoo de drone.
Esse é o quinto mutirão realizado pela Prefeitura. Além do bairro Santa Bárbara, já foram alvos da ação as comunidades do Sion, Teresópolis, Rosário, Santa Cruz e Amazonas. Ao todo, os mutirões removeram 29 caminhões de entulho.
A dengue
A dengue é uma doença é uma doença viral transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que se reproduz em água parada. A doença pode variar desde casos assintomáticos até quadros graves, inclusive óbitos.
Pode ser diagnosticada com base nas manifestações clínicas, mas exames laboratoriais podem ser realizados para apoiar o diagnóstico. Para se prevenir da dengue, é importante combater os focos de acúmulo de água, pois os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente. Em caso de sintomas, é importante procurar um serviço de saúde, ingerir muita água e evitar uso de medicamentos por conta própria.
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta (> 38°C)
- Dor no corpo e articulações
- Dor atrás dos olhos
- Mal-estar
- Falta de apetite
- Dor de cabeça
- Manchas vermelhas no corpo