São Gonçalo do Rio Abaixo está de olho no futuro. Todas as principais ações da cidade, nos últimos anos, são voltadas para um só objetivo: reduzir a dependência da indústria extrativa. Hoje, a mineração é responsável por cerca de 90% do Produto Interno Bruto (PIB) municipal.
Em junho de 2024, a administração municipal lançou o programa Prospera+, voltado à diversificação econômica e à atração de novos investimentos para a cidade. O prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, o Nozinho (PDT), ressalta que é fundamental pensar no futuro. “De 80% a 90% do nosso PIB é proveniente da mineração. Toda cidade mineradora deve se preparar para o fim dessa atividade. Um dia, o minério irá se esgotar”, alertou à época.
Para viabilizar a transição econômica, o programa Prospera+ inclui a criação de mecanismos de incentivo financeiro e a reestruturação de diretrizes de desenvolvimento econômico do município. Um dos destaques foi a assinatura do contrato para a gestão do Fundo de Desenvolvimento Econômico, que contará com um aporte inicial de R$40 milhões da Prefeitura. O fundo é administrado em parceria com o Sicoob Credimepi e tem como objetivo reduzir os juros de operações financeiras para empresas de médio e grande porte interessadas em se instalar no município.
Outra medida importante é a municipalização do licenciamento ambiental até a classe quatro, permitindo à cidade assumir a responsabilidade por licenciamentos de atividades de impacto ambiental moderado. Segundo o prefeito, essa ação contribuirá para a agilidade e eficácia na implantação de novos empreendimentos.
Durante a cerimônia de lançamento, foi firmado um protocolo de intenções entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) local. O objetivo é a cooperação na formação de mão de obra qualificada, alinhada às demandas das empresas que venham a atuar no município.
Outro ponto relevante é a adesão ao programa Redesim + Livre, uma parceria com a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e o governo estadual. A iniciativa visa simplificar e agilizar os processos de abertura de empresas, com a disponibilização de um software que automatiza os trâmites administrativos, sem custo para o município. Inclusive, a administração tem trabalhado muito pautas de sustentabilidade e fomento ao turismo.
Prospera+
O programa Prospera+ tem apoio da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) e do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). O consultor de relações institucionais e econômicas da Amig, Waldir Salvador de Oliveira, também destacou o sucesso de uma iniciativa semelhante lançada em Itatiaiuçu. O programa Itatiaiuçu Conecta, iniciado em maio de 2023, vem atraindo investimentos significativos, como grandes redes de supermercados e empresas fabricantes de transformadores. “Em pouco mais de um ano, Itatiaiuçu já colhe resultados expressivos. A previsão é que a maturidade do programa ocorra em cinco a oito anos”, afirmou Waldir.
Com a implantação do Prospera+, São Gonçalo do Rio Abaixo busca trilhar um caminho semelhante, garantindo um futuro econômico mais diversificado e menos dependente da mineração.