O Parque do Areão Leonardo Diniz Dias, principal área de conservação da área urbana de João Monlevade, recebeu nesse sábado (26) um mutirão de plantio de mudas. A ação foi realizada pela turma de 12 crianças da Catequese para Primeira Comunhão da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, como forma de homenagear o legado do Papa Francisco, falecido na última segunda-feira (21), aos 12 anos de pontificado e 88 de vida.

A espécie escolhida foi o ipê amarelo, árvore símbolo da nacionalidade brasileira. O plantio ocorreu enquanto o corpo do Santo Padre era sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, uma das quatro basílicas pontifícias da Cidade Eterna. Ao todo, participaram 12 crianças e seus pais, além de dona Rita Bicalho, de 99 anos, mãe do atual chefe de Gabinete da Prefeitura, Gentil Bicalho. A iniciativa teve o apoio da Fundação Municipal do Parque do Areão e Áreas Verdes, através de seu diretor, Samuel Domingos.

As mudas foram doadas por Izabel Leite Braga, da floricultura Canteiro Verde. A ação foi organizada pela catequista Cida Taveira e pela advogada Elivânia Braz, presidente da Associação Mulheres em Ação de João Monlevade (AMA). Elivânia falou sobre a satisfação das crianças em participar do plantio, e enalteceu a biografia de Francisco: “Todas as crianças ficaram entusiasmadas com o plantio, e para além do gesto concreto, puderam sentir a importância do coletivo, do amor e solidariedade! O Papa Francisco foi exemplo de amor, de inclusão e pertencimento. Deu voz e abriu as portas da Igreja as minorias.”