O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) lançou um projeto de monitoramento da duplicação da BR-381. Conforme o conselho, a Inspetoria Modular – Projeto Container (foto) permitirá o acompanhamento em tempo real da execução dessa obra de grande porte.

O anúncio foi feito, na manhã de quarta-feira (22), pelo presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho, Marcos Venícius Gervásio. A divulgação ocorreu no mesmo dia da assinatura do contrato de concessão para as obras da rodovia.
O Crea reforça que a duplicação da BR-381 é uma das mais importantes intervenções viárias do estado. Diversas empresas de engenharia estarão envolvidas diretamente na execução dos trabalhos. “Com a instalação do container, o Crea-MG garantirá a devida fiscalização das empresas contratadas e subcontratadas, assegurando que todas possuam registro no Conselho e que seus profissionais estejam devidamente habilitados para as respectivas atribuições”, informa a entidade.

Segundo o presidente do Crea-MG, a inspetoria modular proporcionará um atendimento eficaz à comunidade, aos profissionais e às empresas envolvidas. “Por meio desse container, prestaremos um serviço essencial, acompanhando de perto a execução. Essa iniciativa reforça a responsabilidade técnica e a segurança dos processos envolvidos na obra”, afirma Marcos Gervásio.

Boletim

Para manter a transparência e informar a sociedade sobre o andamento da duplicação da BR-381, o Crea-MG lançará um boletim mensal. Esse boletim trará atualizações sobre atividades, paralisações, detonações e desvios, permitindo que a população, os profissionais e as empresas estejam sempre informados.

Além disso, o Crea-MG trabalhará em estreita colaboração com a concessionária responsável pela obra, e vai convidar o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para compor um comitê de acompanhamento.