A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta quinta-feira (3), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. “Devido ao início do período do ano em que as temperaturas tendem a baixar, a Secretaria de Saúde resolveu se adiantar em relação à data estipulada pelo Ministério da Saúde para o início da campanha, que será no dia 7 de abril”, informa a administração.

Conforme a Prefeitura, a vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Porém, a UBS do Novo Cruzeiro (que está em reforma), e os postos dos bairros Nova Esperança, Rosário e José Elói, que não possuem sala de vacina, não oferecem a vacinação.

Público alvo

De acordo com a coordenadora da Visa, Viviane Ambrósio, o público-alvo da campanha são grupos prioritários: idosos com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde e dos correios, professores, gestantes e puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos, os povos indígenas, quilombolas.

Ainda estão na faixa prioritária, os profissionais das forças de segurança, de salvamento, das Forças Armadas e funcionários do sistema de privação de liberdade. Além disso, as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade) e pessoas com deficiência permanente. Por fim, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, trabalhadores portuários e pessoas em situação de rua.

 Incentivo

O prefeito Laércio Ribeiro (PT), na abertura da campanha, aproveitou para se vacinar e incentivar a população a se prevenir. “A vacina é importantíssima para proteger a população. Ela é diferente a cada ano devido à variação do vírus, sendo assim, é muito importante que todos que fazem parte dos grupos prioritários atualizem o seu cartão de vacinação. Convido a todos para irem às unidades de saúde, que estão devidamente estruturadas para recebê-los, para se vacinarem”, afirmou o prefeito.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, é muito importante que aqueles que se enquadrem nos grupos prioritários tomem a vacina. “Convido a todos para se proteger e proteger também a quem se ama. A vacina salva vidas, é gratuita e está disponível na Unidade Básica de Saúde mais perto de você”, destacou Raquel.

A administração reforça que, para se imunizar, é necessário apresentar um documento de identificação e o Cartão de Vacinação. O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será no dia 10 de maio.