O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quarta-feira (22) o contrato de concessão da BR-381 com a empresa 4UM Investimentos. O evento, realizado no Palácio do Planalto, reuniu lideranças da região. Presentes, o prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT); de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nonato de Barcelos, o Nozinho (PDT), e o coordenador do Movimento Pró-Vidas da 381, o monlevadense Clésio Gonçalves. Também presentes, o ex-prefeito de Sabará, Vander Borges (que integra o Movimento), e o engenheiro representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MG), Antônio Humberto Pereira de Almeida.
O coordenador do Pró-Vidas, Clésio Gonçalves, compôs a mesa de autoridades e foi o primeiro a discursar. Falando ao presidente Lula, ele informou que é de João Monlevade, cidade onde o presidente visitou várias vezes como líder sindical. Ele agradeceu a Lula pelo empenho para que a duplicação acontecesse e entregou o troféu Trankilin de Ouro, em reconhecimento e agradecimento ao presidente. Ao receber a homenagem, Lula tirou o chapéu e abraçou Clésio. “Pra você eu tiro o meu chapéu”, disse.
Rodovia da Vida
O diretor-presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), Marco Aurélio Barcelos, destacou que a concessão fará uma verdadeira nova-381. Segundo ele, a estrada será rebatizada como “rodovia da vida” e do desenvolvimento.
A 4UM Investimentos vai destinar R$9,3 bilhões para melhorias na BR-381 entre Governador Valadares e Belo Horizonte, passando pela região, totalizando 303,4 KM. Barcelos ainda agradeceu ao governo federal por não desistir dos leilões (foram realizados três) e adotar medidas que despertaram o interesse da iniciativa privada. Entre esses, a gestão federal ter assumido o gargalo na chegada e saída de Belo Horizonte. A obra beneficia cerca de 4 milhões de pessoas e vai gerar cerca de 83 mil empregos.
Marco Aurélio ainda afirmou que a rodovia representa a vitória da inteligência sobre os desafios da vida. “O que fazemos aqui assinando este contrato tão aguardado é ‘renomear’ a BR-381 como Rodovia da Virtude, Rodovia do Sucesso, Rodovia da Cidadania, Rodovia do Emprego, Rodovia da Vida. A BR-381 já havia sido levada a leilão outras tantas vezes sem sucesso, e foi o time que o presidente compôs que permitiu que entrássemos em uma nova era para a regulação das concessões”, disse.
Melhorias
O ministro dos Transportes, Renan Filho, endossou as falas anteriores e ressaltou que o projeto envolve uma lista de melhorias. “São 106 quilômetros de duplicação, 83 de faixas adicionais, melhorias em todas as travessias urbanas. Todas essas travessias terão melhorias, passarelas, as vias serão duplicadas. Onde a cidade não aguenta, a pista vai passar por fora da cidade para transformar a rodovia existente numa pista local, com menor fluxo”, pontuou.
Ainda em sua fala, o ministro Renam Filho citou nominalmente os 21 municípios que fazem parte da malha rodoviária e que serão beneficiados pelo empreendimento: Belo Horizonte, Sabará, Santa Luzia, Caeté, Nova União, Bom Jesus do Amparo, Barão dos Cocais, São Gonçalo do Rio Abaixo, João Monlevade, Bela Vista de Minas, Nova Era, Antônio Dias, Jaguaraçu, Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso, Belo Oriente, Naque, Periquito e Governador Valadares. Ele destacou a presença de Nozinho ao cumprimentar os demais prefeitos presentes.
Primeiros 100 dias
O contrato assinado tem duração de 30 anos. Mas conforme o Governo Federal, há um plano inicial dos primeiros 100 dias, a partir do dia 6 de fevereiro, quando a empresa vencedora começa os trabalhos efetivamente. Essa primeira parte será de reabilitação da BR-381, com ênfase na segurança e em melhorias visíveis aos usuários. Entre as ações previstas estão o reparo de pavimento, incluindo tapa-buracos e correções pontuais, a recuperação da sinalização vertical e horizontal, a roçagem da faixa de domínio, reparos iniciais em pontes e viadutos, limpeza das pistas e manutenção e reforço do sistema de iluminação.
Lula destaca o cidadão
Em seu discurso, Lula reforçou que o governo federal faz as concessões de rodovias sem receber outorga (pagamento) das empresas vencedoras, o que barateia o preço dos pedágios para o cidadão e ajuda na atração de investimentos. “Quando a gente quer fazer parceria com o empresário, a gente quer fazer uma estrada, fazer melhor possível, mas o empresário precisa ganhar, se não ele não faz um investimento. E é preciso que a gente estabeleça essa regra”, disse. “O objetivo nosso é baratear o preço do pedágio para as pessoas mais pobres, sem deixar de priorizar a qualidade do trabalho que vai ser feito”, acrescentou Lula.
O presidente da República também citou os dramas da estrada, sobretudo no trecho da região, onde há alto índice de acidentes. “Eu sei da angústia do povo de Minas Gerais para que a gente possa consertar essa estrada. Eu disse que a gente ia fazer essa rodovia parar de ser chamada de estrada da morte e começar a ser chamada de estrada da vida”, frisou.
Críticas a Zema
A solenidade foi marcada por muitas críticas pela ausência do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), no evento. Lula e os ministros apontaram a falta do governador. “Pelo menos isso deveria agradecer, mas ele fez uma crítica profunda desnecessária”, disse Lula sobre a recente crítica que Zema fez sobre as condições do programa de pagamento da dívida dos estados com a União.
Ainda em sua fala, Lula disse que o governador mineiro deveria dar a ele um troféu, como o do Clésio. “Esse acordo das dívidas de Minas Gerais, dos estados como um todo, o governador de Minas Gerais deveria vir aqui me trazer um prêmio, me trazer um troféu como o do Clésio, para o primeiro presidente da República que ele tem conhecimento que nunca vetou absolutamente nada de nenhum governador, de nenhum prefeito por ser contra ou por ser oposição”, afirmou o presidente. “O que nós fizemos para os estados que não pagavam a dívida talvez só Jesus Cristo fizesse se ele concorresse à Presidência da República desse país”, acrescentou Lula.
Zema, em suas redes sociais, respondeu: “O PT prometeu essa mesma obra nos 188 meses de governo, mas não entregou. Por isso, quando for colocar máquina na pista, fiscalizar ou inaugurar trechos da obra na BR-381, eu estarei à disposição. Meu foco é trabalhar, não perder tempo com eventos burocráticos.”
Esperança
A Notícia acompanhou o evento e entrevistou os prefeitos Laércio e Nozinho. Eles demonstraram otimismo e esperança de melhorias para a população do Médio Piracicaba. Os dois falaram do “dia histórico”. “É um dia muito importante para a nossa região, com a assinatura do contrato. É uma luta de 20 anos e acreditamos que a empresa vai fazer o melhor agora”, disse Nozinho. Laércio também manifestou sua felicidade e fé na duplicação, além de agradecer o governo do presidente Lula. Ele relembrou que as obras começaram na gestão da ex-presidente Dilma (PT) e disse que espera melhorias enormes e muitos benefícios, tanto para João Monlevade quanto para toda a região.
Depoimentos
- Prefeito Nozinho
- Prefeito Laércio