O empresário Elgen Machado, o conhecido “Machadão”, é um dos principais articuladores políticos de João Monlevade. Em conversa com o A Notícia, ele afirmou que há “99% de chance” de a chapa da situação ser composta pelo atual prefeito, Laércio Ribeiro (PT), e a ex-presidente da Câmara Municipal, Dorinha Machado, presidente do MDB e sua esposa.

A declaração, na última sexta-feira (15) na Câmara Municipal, praticamente confirma os planos e ações para a disputa à reeleição do atual prefeito. No entanto, Machado deixa abertura para outras possibilidades.
Embora ele tenha questionado qual seria o nome a ser apresentado pela oposição para enfrentar Laércio Ribeiro e seu grupo político nas eleições de outubro, Machadão deixou bastante claro que quer evitar o clima de “já ganhou”, relembrando experiências políticas anteriores.

Partidos

O empresário ainda mencionou que a aliança governista será formada pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Avante, Republicanos, Podemos, Partido da Mobilização Nacional (PMN) e a federação composta pelo Cidadania e pelo Partido da Social-Democracia Brasileira (PSDB). Nas últimas eleições, o seu apoio político e articulação foram fundamentais para a vitória de seis, dos atuais 15 parlamentares. A maioria, debutante da política nas eleições de 2020.
Embora não esteja diretamente ligada ao grupo de Machadão, a coalização será reforçada neste ano pela Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), composta pelo Partido dos Trabalhadores (PT), pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e pelo Partido Verde (PV). A federação também integra a base do prefeito Laércio, e o apoiará nas eleições de outubro.