A Unidade Móvel da Mulher “Saúde Delas” – Carrteta da Mamografia, está em Monlevade nesta semana e prevê realizar 320 exames. De acordo com a Prefeitura, eles correspondem à demanda reprimida no município. A iniciativa é parceria da administração municipal com a Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (Icismep).
Os exames, conforme a administração, são para as pacientes que já fizeram seus pedidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Elas receberam a comunicação para fazerem a mamografia, já com o dia e a hora previamente agendados.
A secretaria municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, ressalta que, com mais essa ação, a fila para a mamografia vai reduzir. Raquel também tranquiliza as pessoas que não conseguirem fazer os exames dessa vez. “As mamografias serão agendadas com os médicos credenciados que atendem a Prefeitura”, garante.
Conforme a Prefeitura, esta é a terceira vez que a “Carreta da Mamografia” vem à cidade. A primeira, em novembro do ano passado, atendeu 463 pessoas. Na segunda vez, no fim de janeiro e início de fevereiro deste ano, o atendimento chegou a mais 315 pacientes.
De acordo com a gestão municipal, esta edição do “Saúde Delas” em João Monlevade é fruto do intermédio do deputado federal Miguel Ângelo (PT) e pelo deputado estadual Marquinho Lemos (PT).
Atendimento
Nesta semana, a unidade móvel fica no município até o dia 5 de julho, das 8h às 11h e das 13h às 17h, em frente à entrada da Policlínica, no bairro Belmonte.
A aposentada Elisabete Souza, que fez os exames, elogiou a iniciativa e o atendimento. “Tudo muito organizado, com conforto e total atenção aos usuários do serviço. Uma ótima ação de saúde que deve se repetir e promovida em outros municípios, pois a demanda pelo exame é sempre grande. Parabenizo a todos pelo projeto”, afirmou.