A Câmara Municipal de João Monlevade entregou nessa quarta-feira (14) a Moção de Aplausos ao sargento João Marcos Magalhães Pereira, da 17ª Companhia Independente. A honraria foi proposta pelo vereador Revetrie Teixeira (MDB), e foi acompanhada por familiares, amigos, autoridades e companheiros de farda.

O policial, que atualmente trabalha no radiopatrulhamento, agradeceu pela homenagem recebida: “”Receber esta Moção de Aplausos é uma grande honra para mim. Agradeço a todos que reconheceram meu trabalho, à minha família pelo apoio constante e aos colegas da corporação. Continuarei me dedicando com o mesmo empenho para garantir a segurança e o bem-estar de toda a comunidade”.

Revetrie Teixeira destacou a importância do trabalho do Sargento Magalhães para a segurança e bem-estar da população local. Ele ressaltou as dificuldades e sacrifícios enfrentados pelos policiais, que muitas vezes são invisíveis para o público: “É com grande satisfação que parabenizo o Sargento por sua dedicação e excelência no serviço público. Sua atuação contribui significativamente para a sensação de segurança em nossa cidade e merece todo o nosso reconhecimento”.

O presidente da Câmara, Fernando Linhares (Podemos), também expressou seus elogios ao homenageado: “Hoje é um dia de celebração para nossa cidade. O Sargento Magalhães é um exemplo de profissionalismo e comprometimento. A Câmara se orgulha em reconhecer seu trabalho e sua contribuição para a segurança da nossa comunidade”.

Salvamento

A honraria ganhou um contorno especial na madrugada do dia 24 de junho deste ano, depois que a proposta de homenagem já estava protocolada. Por volta da 1h10, uma mãe desesperada levou a sua filha de cinco meses ao quartel da Polícia Militar, no bairro Belmonte. Lavínia estava engasgada, e não conseguia respirar. Logo, o sargento Magalhães executou a manobra de Heimlich, desobstruindo as suas vias aéreas. Enquanto isso, a viatura seguia em direção ao Hospital Margarida, onde a menina recebeu atendimento e foi liberada. No dia 27, Magalhães e o cabo Chrystian foram ao bairro Novo Cruzeiro, visitando Lavínia e recebendo a gratidão de seus pais, Juliender e Amanda.

Biografia

Natural de Ipanema (MG), o sargento Magalhães tem 40 anos de idade e 17 de serviços prestados à Polícia Militar de Minas Gerais. Em sua carreira, passou pelos municípios de Manhuaçu, Piedade de Caratinga, Caratinga, Córrego Novo, Bom Jesus do Galho, Ipatinga (onde realizou o Curso Especial de Formação de Sargentos) e João Monlevade. Ele também é graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e trabalhou no Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae).